Na semana passada, durante um evento em Nova York, a Samsung apresentou sua nova geração de smartphones dobráveis, o Galaxy Z. Com os modelos, a sul-coreana aposta que o formato, ainda disponível em uma categoria premium, será o mais popular da marca. Roh Tae-moon, líder da Samsung, disse, durante o evento, que, até 2025, os dobráveis responderão por mais de 50% dos modelos premium vendidos pela companhia.
A categoria de dobráveis é liderada globalmente pela Samsung, responsável por 88% do volume de vendas em 2021 e tendo os dois primeiros modelos em primeiro lugar. Em terceiro, está o Mate X2, da Huawei que, mesmo estando fora dos Estados Unidos, mantém 10% do volume total de vendas. De acordo com a Canalys, o segmento deve crescer mais de 50% até 2024, desde 2019, este crescimento foi de 148%, enquanto os modelos tradicionais subiram 7%.
O primeiro Galaxy dobrável da Samsung foi lançado em 2019, o Galaxy Fold. Desde então, já foram vendidos mais de 14 milhões de unidades. Em 2021, o volume total de smartphones comercializados pela Samsung foi de 271,5 milhões de aparelhos. Em artigo publicado no site da empresa, Dr. TM Roh, presidente e líder de negócios de experiência móvel da Samsung, deu uma perspectiva sobre essa nova geração de aparelhos.
“No ano passado, quase 10 milhões de smartphones dobráveis foram exportados para o mundo inteiro. Isso representa um aumento setorial de mais de 300% a partir de 2020, e eu prevejo que este ritmo de crescimento acelerado vai continuar. Estamos chegando ao momento quando esses dispositivos dobráveis estão se tornando ainda mais difundidos, ganhando espaço no mercado de smartphones em geral”, escreveu Dr. TM Roh.
Por: Luiz Gustavo Pacete