Estudo sobre o crescimento da indústria de Games, monetização e marketing de crescimento. 

Os jogos eletrônicos vêm sendo uma tendência desde 1950, quando alguns cientistas começaram a fazer simulações como parte de algumas de suas experiências. Nos anos seguintes os jogos passaram a ganhar funcionalidades e temas novos a cada temporada, não se limitando apenas aos laboratórios.

Com o tempo alguns recursos ficaram cada vez mais baratos e a produção técnica dos games ficou cada vez mais popular. Começou então a massificação dos consoles e produções gráficas. 

Em 2019 o Facebook postou um relatório sobre as tendências de mercado, e em última análise, fazer uma leitura de mercado para o próximo ano. Porém os números e previsões não contavam com o surto do Covid-19. O mercado de games sofreu grandes transformações, assim como outras indústrias em diversos setores diferentes. 

Mas calma, se você chegou até aqui pensando “Já sei. O mercado está falido!”, não se engane. O mercado de produções digitais ganhou um crescimento exponencial no último ano com a crise da Covid-19. A tendência de crescimento ganhou um “Boom” exponencial. 

As pessoas estavam online assistindo, conversando com seus amigos em transmissões, professores fazendo live, milhares de Streamers em transmissão e jogadores emocionados. Foi um ano promissor para os amantes de tecnologia e principalmente para o mercado digital. 

Um dos grandes desafios dos desenvolvedores e profissionais de marketing é entender o comportamento dos usuários e desenvolver cada vez mais ferramentas aprimoradas para aproveitar melhor o mercado. A indústria está em busca de novos jogadores, mantê-los ativos no mercado e entender como essas mudanças de comportamento atingirão o mercado futuro. 

Milhares de novos jogadores 

O Facebook analisou quatro países, colhendo informações de mais de 13 mil usuários de diferentes idades e gêneros. A pesquisa foi realizada em Julho de 2020, sendo que no Brasil o levantamento foi feito mais tarde, em Setembro. O foco de todo estudo e coleta de dados foi em duas modelos: os novos jogadores e os jogadores antigos que já são recorrentes.   

A visão de mercado

Novos jogadores ativos: 

  • O ano de 2020 trouxe novos jogadores ao mercado. Segundo o Facebook o número de jogadores mobile aumentou significativamente com a pandemia do Covid-19. 
  • A pesquisa ainda mostrou que 70% dos novos usuários começaram as atividades após o surto de Covid-19 e se mostraram ativos assiduamente. 

Dados Demográficos, comportamento e mudanças: 

  • Segundo a plataforma, os novos jogadores são mais novos que os jogadores que já possuem o hábito de jogar. Esse comportamento foi observado nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. 
  • A Coreia do Sul se mostrou diferente no comportamento dos novos usuários em comparação com o resto do mundo. Segundo a pesquisa, os novos jogadores são mais velhos e possuem preferências mais “casuais” de jogos e entretenimento.  
  • A interação fora do jogo se tornou maior tendo como suporte de comunicação o streaming. 
  • Novos jogadores em dispositivos móveis ainda preferem jogar sozinhos, mas são mais propensos a interagir com o modo multijogador e

recursos sociais do que os jogadores existentes.

Os novos usuários jogam mais que os usuários recorrentes

Outra diferença considerável entre os usuários novos e os antigos recorrentes é a hora de uso. Segundo a pesquisa, os jogadores novos tendem a passar mais horas jogando que os jogadores antigos. 

O que os novos e jogadores existentes têm em comum

O mercado de jogos atualmente comporta cerca de 2,5 bilhões de usuários no mundo todo. Embora esses jogadores sejam de países e áreas diferentes, o Facebook notou algumas semelhanças de comportamento entre os usuários. Essas semelhanças vão explorar os motivos pelas quais uma pessoa compra um jogo, até os sentimentos ao jogar algo novo.  

 Dados Facebook Gaming e Facebook IQ

  O futuro dos anúncios nos games

Segundo a plataforma, a maioria dos usuários preferem jogos gratuitos e com suporte a publicidade. Nos Estados Unidos, Reino Unido, Coreia do Sul e Alemanha, não há outro formato de jogo para celular que seja mais popular do que os suportados por anúncios. O jogo grátis com microtransações está em segundo lugar, seguido por compras de jogos sem anúncios, passes de batalha e pacotes de jogos mensais.

Em média, mais de 35% dos jogadores em todas as regiões acima gravitam em torno de jogos baseados em anúncios. Apesar da aversão universal das pessoas por anúncios, parece que ainda é a forma mais popular de jogar gratuitamente. 

A visão de como vai ser o futuro dos games tem sido linear, é claro que os próximos meses podem ser estáveis. Mas a tendência geral é o crescimento da modalidade e o aumento dos recursos de publicidade online.

O Facebook como precursor de vários recursos de ADS, está de olho no comportamento desses usuários e promete melhorar cada vez mais a experiência do usuário com os anúncios. 

Fonte: Facebook Gaming e Facebook IQ, relatório Games Marketing insight 2021.