A Realidade Aumentada está revolucionando as compras online e transformando-as em uma experiência imersiva. E você sabe qual é a melhor parte? Você já tem tudo o que precisa na palma da sua mão, usando apenas a câmera do seu smartphone.
Um estudo recente do Snapchat revela que a Geração Z está na vanguarda desse salto tecnológico, em busca de recomendações interativas e personalizadas. A tendência já foi adotada por marcas no Brasil como Magazine Luiza, Adidas, L’oreal, Estee Lauder, Renner, Calzedonia e Jacob & Co. O relatório do Snapchat “Geração Z em 2022: Cultura, Comércio e Conversas no Brasil” mostra que existem alguns aspectos-chave que explicam o boom das compras de realidade aumentada.
Neste contexto, são tidos em conta quatro aspectos que apontam para esta tendência que se tem revelado uma grande oportunidade para melhorar a experiência do cliente, permitindo-lhe interagir com os artigos antes de os comprar.
- Uma tendência global para as novas gerações
As medidas de distanciamento social durante a pandemia aceleraram o crescimento do e-commerce, e a falta de acesso aos produtos nas lojas físicas levou as marcas a implementarem soluções tecnológicas, como experiências de camarins virtuais usando realidade aumentada. Hoje, seu alcance é impressionante: mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo fazem compras usando realidade aumentada, segundo dados da Deloitte.
Na vanguarda da adoção de realidade aumentada está a geração Z, nativos digitais que nasceram e cresceram com a tecnologia em mãos e conectados à internet. O estudo do Snapchat no Brasil mostra que 93% estão interessados em usar a realidade aumentada para suas compras. Isso sugere que há amplas oportunidades para o comércio de realidade aumentada crescer no Brasil nos próximos anos.
- Não apenas lentes ou filtros AR, mas experiências interativas e imersivas
A realidade aumentada permite que as marcas ofereçam experiências de compra online nunca antes vistas e essa tecnologia coloca o consumidor de volta no centro da experiência de compra. Qualquer pessoa com acesso a um smartphone pode interagir, experimentar, aprender e até comprar produtos usando uma lente de realidade aumentada. De fato, 90% dos GenZs brasileiros estão interessados em usar lentes de realidade aumentada para experimentar maquiagem ou roupas por meio de seus smartphones.
Um dos exemplos de maior sucesso recentemente foi Christian Dior lançando seus novos modelos de tênis B27 e permitindo que Snapchatters os experimentassem a partir de suas câmeras de celular usando realidade aumentada. Essa lente gerou 2,3 milhões de visualizações orgânicas, impulsionando as vendas do site da Dior.
- Crie uma conexão direta entre a marca e seu público
Mas não se trata apenas de vendas; não há limite para o que a realidade aumentada pode fazer. Desenvolvedores e marcas estão cada vez mais criativos para interagir com seus públicos de forma única, inspiradora e divertida.
A realidade aumentada tem o poder de melhorar o ambiente ao nosso redor e mudar a maneira como o experimentamos. O que estamos vendo é que o que começou como uma maneira divertida e rápida de se comunicar e compartilhar se tornou uma das ferramentas mais inovadoras que as marcas têm à sua disposição hoje para se conectar com seus públicos. É um novo mercado para os negócios e as empresas que o vivenciam estão na vanguarda.
A capacidade de criar conexões é uma qualidade altamente valorizada pelos consumidores modernos. 65% dos entrevistados do estudo no Brasil dizem que usar lentes ou filtros de realidade aumentada permite que eles se sintam mais conectados às marcas.
- Uma experiência de compra personalizada
Uma das aplicações mais surpreendentes da realidade aumentada no comércio vem das marcas de maquiagem. Existe uma experiência de compra mais personalizada do que experimentar o batom usando o telefone no modo selfie? Esse uso de realidade aumentada já está sendo adotado por marcas como MAC, Kaja e Dior.
Um traço característico entre os jovens da Geração Z é que eles não têm medo de mudanças e estão dispostos a experimentar, alterar suas tradições e modificar aspectos de sua aparência. Eles são 2,6 vezes mais propensos a comprar de marcas que oferecem experiências de compra imersivas (por exemplo, usando AR) e 1,4 vezes mais propensos do que Millennials e Geração X a usar realidade aumentada em aplicativos sociais para ajudá-los a comprar.
Isso ocorre porque as experiências de realidade aumentada parecem mais pessoais. Em outras palavras, um “provador” virtual de um produto pode deixar os consumidores confiantes o suficiente para comprá-lo.
Um exemplo de alta interação foi a “pop-up store” da American Eagle, que digitalizou várias peças de seu catálogo, criando literalmente uma loja online que gerou US$ 2 milhões em vendas. Os dados do Snapchat revelam o alcance real das marcas hoje: o uso de lentes de realidade aumentada em seu aplicativo continua a aumentar, com mais de 6 bilhões de interações diárias e 200 milhões de Snapchatters em todo o mundo.
Por: Max Rivera