domingo,29 setembro, 2024

O ano da revolução: inteligência artificial generativa moldou 2023

No mundo das inovações tecnológicas, 2023 marcou uma virada notável na ascensão da inteligência artificial (IA). No último ano, testemunhamos a consolidação e popularização dessa tecnologia revolucionária, que transcendeu as fronteiras do acadêmico e do empresarial para se infiltrar no tecido cotidiano da sociedade. A IA generativa, um subcampo da inteligência artificial dedicado à criação autônoma de conteúdo original, ganhou destaque como uma força motriz na transformação de diversas indústrias e na interação humana com a tecnologia. Entre os destaques, a plataforma OpenAI, teve um papel crucial para impulsionar essa nova tecnologia.

OpenAI, laboratório de pesquisa de inteligência artificial estadunidense, foi fundamental para levar a IA generativa ao público. De acordo com um relatório da Comscore, a plataforma atingiu uma audiência global de 102,8 milhões de visitantes únicos entre janeiro e setembro de 2023. Com relação ao início do ano, o número marca um aumento de 127%.

Tanto a ferramenta de design digital da OpenAI, DALL. E, quanto seu gerador gratuito de texto e codificação de IA, ChatGPT, geraram compartilhamento de conteúdo e experimentação em plataformas de mídias sociais. A exemplo disso, no TikTok, postagens com melhor desempenho mostram o influenciador da Microsoft Mike Tholfsen compartilhando como fazer pelo aproveitamento do ChatGPT para apresentações no PowerPoint. Já a influenciadora Karen X usou a edição DALL.E para experimentar e idealizar design.

Nesse cenário, outras ferramentas generativas baseadas em IA aproveitam o impulso para lançar atualizações se seus softwares em 2023. Character.ai e Wondershare.com podem ser citadas como exemplo. No caso da primeira, passou a redefinir o design de seu chatbot e avatar, enquanto a segunda fez melhorias na edição de vídeos e apresentações.

Como os mercados-chave lidaram com a IA em 2023?

Nos Estados Unidos, os usuários da Character.ai ultrapassam o número de dois milhões de visitantes únicos. Já no México, o número foi de 483 mil. O Reino Unido aparece em terceiro lugar, com 388 mil. Enquanto isso, o Brasil ocupa a quarta colocação, com 350 mil. Em seguida está a França, com 175 mil. Espanha, Índia e Itália também aparecem na lista, com respectivamente 152 mil, 117 mil e 114 mil cada.

Além disso, o estudo da Comscore levantou a afinidade do público de acordo com os países e as idades dos consumidores das plataformas de inteligência artificial. Os números apontaram que os usuários adultos da Geração Z têm a classificação mais elevada no índice em quase todos os países. Como exemplo, a Itália, onde a maioria dos usuários dos sistemas de IA tem entre 18 e 24 anos. Lá, foi registrado 597 no índice de composição UV em setembro de 2023. A quantidade é 5,97 vezes maior que sua representação na população digital total do país. Já na Espanha, o grupo etário dos 25 aos 34 anos é o principal público, 4,42 vezes maior do que a sua representação na população digital total do país (índice de composição UV = 442). Vale lembrar que o índice de composição UV compara a proporção de um perfil de usuário em um determinado site com a proporção desse perfil em toda a internet. Então, se um perfil de usuário corresponde a 20% da audiência de um site, mas 10% de todos os usuários da internet, o Índice de composição UV = 20% / 10% x 100 = 200.

Quanto ao público da Wondershare.com, a plataforma baseada em IA registrou mais de sete milhões de visitantes únicos durante setembro de 2023. No mesmo período, tanto os EUA quanto o Brasil alcançaram mais de um milhão, com três milhões e um milhão de visitantes únicos, respectivamente. Em seguida, aparece no estudo o Reino Unido, que registou uma audiência substancial e meio milhão de visitantes únicos mensais durante o mesmo período.

Popularidade da Wondershare entre Geração Z nos EUA

Nos Estados Unidos, a Geração Z tem tido preferência pela Wondershare, empresa de desenvolvimento de software especializada em criatividade de vídeo, diagramas e gráficos, soluções de PDF e programas utilitários. O levantamento da Comscore mostrou um índice de composição UV de 268, representando três milhões de visitantes únicos.

A análise de afinidade da Comscore ressalta a popularidade da plataforma Wondershare entre os adultos da Geração Z nos EUA, marcada por um índice de composição UV de 268. Isto também é evidente na França (150), Espanha (148), México (147) e Índia (136). Na faixa etária de 25 a 34 anos, a plataforma é usada expressivamente na Espanha (194), no Brasil (159), nos EUA (158), na Itália (128) e na França (107).

Além disso, essa plataforma de IA também é bem aceita entre aqueles que têm mais de 35 anos. No mercado do Reino Unido, os usuários dessa faixa etária são 1,26 vezes maiores no Wondershare (126) do que a população digital total do país, seguido pela mesma faixa etária para usuários do México (104).

O estudo conclui que a inteligência artificial generativa, em 2023, transformou de forma célere a forma como as pessoas criam conteúdo, especialmente entre o público da Geração Z. A expectativa é que, à medida que essa tecnologia evolua, novas tendências e métricas surjam.

Foto: Varavin88 / Shutterstock, Texto: Jessica Chalegra

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados