A tecnologia quântica tem o potencial de realizar cálculos que sobrepujam até mesmo os mais poderosos sistemas de inteligência artificial
A Nvidia está em negociações avançadas para investir na startup de computação quântica PsiQuantum, publicou o The Information no domingo.
Nvidia e PsiQuantum não comentaram o assunto ao serem questionadas pela Reuters.
A PsiQuantum está levantando pelo menos US$ 750 milhões em investimentos, incluindo a BlackRock, em uma operação que avalia a empresa como valendo US$ 6 bilhões, publicou a Reuters em março.
A tecnologia quântica tem o potencial de realizar cálculos que sobrepujam até mesmo os mais poderosos sistemas de inteligência artificial que usam chips da Nvidia e pode desbloquear uma série de aplicações científicas e comerciais, incluindo em segurança digital.
O recente investimento da Nvidia sinaliza uma mudança na postura da empresa sobre computação quântica. Em março, o presidente-executivo da companhia, Jensen Huang, anunciou um novo laboratório de pesquisa de computação quântica em Boston, nos Estados Unidos, que colaborará com cientistas de Harvard e do MIT, apesar de ter declarado anteriormente que os computadores quânticos práticos provavelmente ainda precisam de 20 anos para se tornarem realidade.
A PsiQuantum, ao contrário das empresas iniciantes de computação quântica que dependem de materiais exóticos, utiliza técnicas convencionais de fabricação de microprocessadores.
A empresa está trabalhando com os governos da Austrália e dos EUA para construir dois computadores quânticos nos próximos anos – um em Brisbane e outro em Chicago.
Por: Reuters, em Forbes