O sistema será alimentado por 10 mil GPUs Blackwell e usado para pesquisa e desenvolvimento da TSMC
A Nvidia e a Foxconn se uniram para construir um supercomputador para acelerar o desenvolvimento de IA em Taiwan. Segundo a empresa, o projeto, anunciado durante a feira de tecnologia Computex, vai “fornecer infraestrutura Nvidia Blackwell de última geração para pesquisadores, startups e indústrias”. As informações são do site Engadget.
O supercomputador contará com 10 mil GPUs Nvidia Blackwell. A Nvidia afirma que a iniciativa ampliará o acesso à computação turbinada por IA e impulsionará o trabalho de pesquisadores e empresas locais. O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia de Taiwan também está investindo no projeto, oferecendo os recursos de computação em nuvem de IA do sistema.
“Nosso plano é criar um ecossistema industrial voltado para a IA no sul de Taiwan”, disse o ministro Wu Cheng-Wen. “Estamos focados em investir em pesquisas inovadoras, desenvolver uma indústria de IA forte e incentivar o uso cotidiano de ferramentas baseadas em IA. Nosso objetivo final é transformar Taiwan em uma ilha inteligente, repleta de cidades inteligentes, e estamos entusiasmados com a colaboração com a Nvidia e a Foxconn para tornar essa visão realidade.”
A Foxconn, que fornece a infraestrutura de IA do supercomputador por meio de sua subsidiária Big Innovation Company, também utiliza o sistema para avançar seus projetos em cidades inteligentes, veículos elétricos e manufatura. A empresa busca otimizar sistemas de transporte conectados e outros “recursos civis” em cidades inteligentes, além de desenvolver tecnologias avançadas de assistência ao motorista e segurança.
A TSMC também espera se beneficiar do projeto. Seus pesquisadores irão usar o poder computacional do supercomputador na tentativa de acelerar seus esforços em pesquisa e desenvolvimento.
O anúncio do supercomputador foi feito pela Nvidia no mesmo dia do lançamento da GPU GeForce RTX 5060.
Por: Mariana Letizio