Em clima de Gamescom 2023, a Nvidia anunciou hoje (22) o DLSS 3.5, nova versão da tecnologia da empresa que utiliza inteligência artificial para melhorar os gráficos de jogos no PC. O objetivo da atualização é trazer melhorias visuais via IA para efeitos de traçados de raios.
A nova versão da tecnologia promete ir além do equilíbrio entre gráficos e desempenho: a ferramenta melhora o visual do ray tracing em jogos compatíveis. Além disso, o alcance da atualização será abrangente: o DLSS 3.5 funcionará em todas as GPUs da linha RTX, incluindo os modelos da série 20.
Ou seja, além de funcionar nos modelos mais potentes da linha, até mesmo a RTX 2060 conseguirá aproveitar os benefícios de ray tracing da nova versão.
Como funciona o DLSS 3.5?
Para demonstrar o poder do DLSS 3.5, a empresa publicou um comparativo em Cyberpunk 2077: Phantom Liberty. O vídeo mostra que os efeitos de ray tracing recebem aprimoramentos visuais quando a nova função está ativada, como reflexos mais precisos.
Segundo a Nvidia, o DLSS 3.5 foi treinado com inteligência artificial para reconhecer e aprimorar diferentes efeitos de ray tracing no PC. A empresa utilizou cinco vezes mais dados que os treinamentos do DLSS 3 para garantir melhores resultados na tecnologia.
Além do aprimoramento visual, a solução também segue dando foco na melhora de performance. Quando pareado com a função de geração de frames, que funciona nas GPUs mais recentes da linha RTX, o DLSS 3.5 aprimora a taxa de quadros por segundo nos games, como demonstrado em Cyberpunk 2077.
De acordo com a Nvidia, o DLSS 3.5 será lançado no terceiro trimestre de 2023, chegando entre outubro e dezembro ao mercado. Os primeiros títulos a receberem a novidade serão Cyberpunk 2077: Phantom Liberty, Portal com RTX e Alan Wake 2.
Assim como as versões anteriores da tecnologia, a tendência é que mais games adotem a novidade com o passar do tempo.
Fonte: TecMundo