Sustentabilidade, ética e personalização influenciam cada vez mais a escolha dos consumidores por determinadas marcas. Na edição de 2023 do maior evento de varejo do mundo, a NRF Retail’s Big Show, o Innovation Lab reúne tecnologias inovadoras que têm ajudado os varejistas a se adaptar a essas novas demandas.
A Mercado&Consumo faz anualmente uma cobertura especial da NRF e desta vez contará, ainda, com um estúdio montado dentro da área expositiva da feira.
Uma das expositoras é a Dresslife, que fornece um mecanismo de personalização específico para moda que tem como foco melhorar a receita, os retornos e os insights de dados para varejistas do setor. A ideia é ajudar o consumidor final a encontrar roupas mais rapidamente no e-commerce.
A Inteligência Artificial (IA) da Dresslife classifica o feed da categoria com base na probabilidade de um cliente comprar e não devolver uma peça de roupa – proporcionando um aumento de 5% a 15% na receita líquida, em comparação com uma solução independente do setor.
A Crossing Minds é outra empresa presente no Innovation Lab da NRF 2023. Trata-se de uma plataforma de personalização de comércio eletrônico construída com base em dados primários que permite que as empresas recomendem rapidamente itens relevantes, venda cruzada e venda adicional e personalize o omnicanal por e-mail e SMS.
O foco da empresa é uma abordagem altamente personalizada, com IA sendo usada para as necessidades específicas de cada cliente. De acordo com a Crossing Minds, isso resulta em melhores experiências de compra, taxas de conversão mais altas e um aumento médio de 96% nas vendas online.
Ainda no Innovation Lab da NRF 2023, a Fit:Match’s é uma plataforma que tem por objetivo eliminar de vez a “adivinhação”, permitindo que os clientes comprem apenas o que tem a ver com eles. A Adweek recentemente premiou a plataforma com o “2022 Commerce Award” na categoria de melhor tecnologia de provador virtua.
Os algoritmos do Fit:Match obtêm a forma do corpo do cliente em 3D usando Realidade Aumentada (RA) e dispositivos com sensor remoto para fazer recomendações personalizadas. É o primeiro mecanismo de recomendação de produtos que elimina tabelas ou medidas arcaicas e usa formas corporais reais para determinar o tamanho apropriado para um cliente.
Por: Mercado e Consumo