Uma startup espanhola criou um novo motor totalmente do zero, abrindo mão dos princípios básicos dos modelos já existentes

Os motores a combustão e os carros elétricos são coisas opostas. Pelo menos era o que imaginava até agora. Mas uma invenção de pesquisadores espanhóis pode mudar completamente o setor automotivo para os próximos anos.

A startup INNengine criou um novo motor totalmente do zero, abrindo mão dos princípios básicos dos modelos já existentes. A ideia é usar ele em veículos híbridos, o que já chamou a atenção de montadoras como a Renault e Geely.

Menor peso e potência invejável

A invenção chama e-REX e é compacto, leve, sem vibrações ou ruídos notáveis, além de ser eficiente. Os responsáveis pelo trabalho afirmaram que ele foi projetado especificamente para os carros do futuro, já que os motores dos híbridos existentes hoje são modificações de motores de combustão tradicionais.

A nova invenção pesa apenas 35 quilos e é um motor de um tempo que é duas vezes mais potente que um motor de dois tempos e quatro vezes mais potente que um de quatro tempos. O consumo é baixo, assim como as emissões de CO₂.

Seu design de pistões opostos e um sistema de relação de compressão variável permitem que ele se adapte a diferentes necessidades (potência ou eficiência) e eliminam as vibrações, uma vez que a força dos pistões é compensada de forma natural.

Novo motor será testado por montadoras

  • A INNengine explica que o e-REX não foi projetado para substituir os motores de combustão atuais.
  • O objetivo é revolucionar os carros híbridos, fazendo com que o motor a combustão passe a ser a “bateria” do motor elétrico, que se tornaria o principal.
  • A empresa afirma que eles são 40% mais baratos de fabricar e não necessitam de novas técnicas ou materiais.
  • A novidade despertou interesse da Horse, uma joint venture formada por Renault e Geely que anunciou que irá testar o protótipo nos próximos meses.
  • Se tudo der certo, é possível que esta inovação logo chegue nos novos modelos.

Por: Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi