Os últimos anos foram marcados por uma profunda transformação no mercado de trabalho que exige dos profissionais uma atualização constante de seus conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais, as chamadas soft skills. No mercado financeiro, um dos setores que mais inova e adota tecnologias digitais, o perfil dos profissionais demandados também acompanha esta transformação. Ganha espaço quem souber se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas do setor e se comunicar por meio de dados.
É com base no diagnóstico que o Ibmec, reconhecido como uma das mais importantes e qualificadas escolas de negócios do país, criou o MBA em Digital Finance.
“Preparamos o aluno para atuar em um ecossistema de inovação no mercado financeiro, capacitando o profissional para saber identificar e minimizar os riscos, desenvolver novos modelos de negócios e avaliar os investimentos na economia digital”, explica o gerente acadêmico do Ibmec SP, Cleberson Luiz de Paula, destacando que as empresas estão em busca de pessoas capazes de se comunicar por meio de dados.
O MBA do Ibmec foca em desenvolver tanto habilidades na leitura de dados pelos profissionais como também abarca aspectos regulatórios, pela sua complexidade e pelo impacto da constante inovação tecnológica do setor na regulação.
O curso é abrangente e sua metodologia considera aulas expositivas, mas com a apresentação de estudos de casos, criação de protótipos, além da resolução de exercícios para facilitar a fixação dos conceitos e assuntos abordados em sala de aula.
“Teremos momentos de conhecimento teórico intercalados por atividades práticas que levam os participantes a vivenciarem situações reais do mundo corporativo”, explica Isac Costa, coordenador do MBA em Digital Finance.
O conteúdo do MBA, segmentado nos módulos Economia Digital, Inovação Financeira, Criptofinanças e Regulação, faz parte do portfólio da nova unidade do Ibmec em São Paulo, o campus Faria Lima, localizado em um dos principais centros financeiros do Brasil e que também vem se destacando pela concentração de startups.
No processo de definição do conteúdo e formato do MBA, o Ibmec contou com a colaboração de empreendedores do mercado de bancos digitais, fintechs e criptoativos, profissionais de instituições financeiras, servidores públicos, advogados, investidores do mercado financeiro, desenvolvedores e gerentes de projetos voltados à tecnologia financeira.
O objetivo a ser alcançado ao final do MBA é que o aluno tenha desenvolvido diversas habilidades técnicas e profissionais, com uma preparação adequada para prestar serviços nas mais variadas atividades relacionadas ao mercado financeiro do futuro. Isto inclui capacidade em analisar a viabilidade de negócios e propor soluções inovadoras que contribuam com os seus mercados de forma sustentável e com potencial de crescimento exponencial.
É importante lembrar que os alunos do Ibmec têm a possibilidade de incubar a sua própria startup, dentro do Hub de Empreendedorismo e Inovação dentro da faculdade.
O MBA em Digital Finance do Ibmec tem duração de 12 meses e a possibilidade de uma mentoria de carreira por meio de uma equipe especializada que dá suporte ao profissional. Além de orientações, a área promove workshops e faz a aproximação entre os alunos e as empresas com vagas em aberto.
Fonte: Info Money