sexta-feira,22 novembro, 2024

Novas tecnologias apoiam capacitação profissional no agronegócio

Um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com outras instituições, estimou uma demanda de 178,8 mil profissionais na era da agricultura digital. Mas existem apenas cerca de 32, 5 mil profissionais qualificados para trabalhar na área. Em outros termos, o agro enfrenta escassez de mão de obra qualificada.  

A capacitação dos trabalhadores do agronegócio brasileiro é inadiável, uma vez que o setor precisa continuar crescendo para atender à demanda mundial. Novas tecnologias surgem a todo momento e são responsáveis por 60% do crescimento do agro brasileiro nos últimos dez anos. Portanto, desenvolver habilidades para acompanhar essa evolução é o principal desafio profissional da área.  

De acordo com Marcos Paulo Barbosa, especialista em gestão da tecnologia e CEO da edtech Plantar Educação, as empresas do agro precisam reter seus talentos, incentivando a capacitação individual. “Hoje, é mais acessível investir em qualificação para os colaboradores. Além de preparar o profissional para a nova realidade do agronegócio, o gestor diminui a rotatividade de funcionários”, avalia Barbosa. 

Criada em 2019, a Plantar Educação é uma startup da Aliare, desenvolvedora de soluções tecnológicas para o agronegócio. A edtech conta com uma plataforma online de educação corporativa, voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários das empresas que a contratam. Atualmente, possui mais de 650 clientes, sendo a maioria deles voltada para o mercado agro.   

Em 2023, a Plantar Educação recebeu atualizações e, agora, oferece uma experiência mais ágil, personalizável e intuitiva para os usuários. Trilhas de aprendizagem, treinamentos de onboarding, conteúdos exclusivos com certificações, podcasts, jogos e outros modelos de aprendizagem são disponibilizados pela plataforma.  

“Cada gestor pode centralizar os conteúdos desejados em um só sistema, com armazenamento em nuvem, e acompanhar a evolução dos colaboradores. Fazer isso online economiza tempo em treinamentos presenciais e aumenta a produtividade da empresa”, afirma o CEO. Além de possuir integração via API com outros softwares, a Plantar pode ser acessada em smartphones, tablets e computadores. 

Fonte: Noticias Agricolas

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados