Recursos famosos do Notion, como etiquetas, visualizações e inteligência artificial, poderão ser usados para adaptar e-mails a fluxos de trabalho

O Notion, famoso por sua plataforma de anotações e organização, está preparando o lançamento de um cliente de e-mail. A empresa desenvolvedora quer que o Notion Mail tenha uma abordagem mais flexível com a caixa de entrada, funcionando como uma base de dados.

A novidade foi apresentada na conferência Make with Notion e ainda não tem data para estrear — existe apenas uma lista de espera para testar o cliente. De certa forma, não chega a ser uma surpresa, já que a empresa comprou a plataforma de produtividade Skiff, que inclui suporte a e-mail.

Quais são os principais recursos do Notion Mail?

O Notion Mail traz recursos já consagrados pelo aplicativo de anotações, como formatação em blocos e visualizações personalizadas.

Este último recurso, aliás, parece interessante. As visualizações do Notion Mail poderão ser customizadas para exibir a caixa de entrada como o usuário prefere. Entre as opções, dá para ocultar o trecho inicial da mensagem e escolher outras formas de ordenamento, sem precisar mostrar os e-mails mais recentes primeiro, por exemplo.

Tela do Notion Mail com templates de visualizações
Notion vai recomendar visualizações mais adequadas aos objetivos do usuário (Imagem: Divulgação / Notion)

O Notion terá templates de visualização para diferentes usos. Em uma das demonstrações, o Notion Mail está preparado para lidar com um processo seletivo, separando mensagens que estão em diferentes fases, como análise de currículo, entrevista e proposta.

A empresa também promete que sua inteligência artificial será capaz de organizar as mensagens automaticamente, criar rascunhos de respostas e acompanhar conversas. O cliente de e-mail também será integrado ao Notion Calendar, lançado há alguns meses.

Notion terá mais recursos

Além do Notion Mail, a conferência apresentou mais novidades para sua plataforma de bases de dados. Uma delas é o Notion Forms, ferramenta para disponibilizar formulários a serem respondidos por outras pessoas. Ele é similar ao Google Forms, para citar um exemplo.

O serviço também terá opções mais avançadas para enviar notificações pelo Gmail e uma nova interface para seu Marketplace de templates.

Por Giovanni Santa Rosa, com informações: TechCrunch