O Nordeste vai ganhar uma unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a cidade de Fortaleza (CE) deverá receber, em 2024, uma unidade da instituição de ensino, que é um dos mais importantes centros de excelência em tecnologia do país.
A decisão levou em conta o desempenho dos cearenses no vestibular do ITA. De 2012 a 2022, os fortalezenses conquistaram 543 das 1.478 vagas ofertadas pelo instituto, o que representa 36,7% do total. Atualmente, o instituto só possui uma unidade em São José dos Campos, em São Paulo.
A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo instituto, ainda não detalhou quando a unidade de Fortaleza entrará em funcionamento e quantas vagas serão oferecidas. O edital para o vestibular 2023 do ITA em São José dos Campos prevê 150 vagas.
Local
A unidade do ITA em Fortaleza será instalada na Base Aérea, no Bairro Aerolândia, que dispõe de amplo espaço. O instituto forma engenheiros nas áreas de aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, computação e aeroespacial. O instituto também oferece cursos de pós-graduação stricto e lato sensu.