A Nokia anunciou na terça-feira (16) planos de cortar até 10.000 empregos em dois anos para cortar custos e investir mais em capacidades de pesquisa, enquanto o grupo finlandês de telecomunicações busca aumentar seu desafio para a sueca Ericsson e a chinesa Huawei.
Depois de assumir o cargo principal no ano passado, o presidente-executivo Pekka Lundmark tem feito mudanças para se recuperar de erros de produto sob a gestão anterior da empresa que prejudicaram suas ambições 5G e arrastaram suas ações.
Ele anunciou uma nova estratégia em outubro, segundo a qual a Nokia terá quatro grupos de negócios e disse que a empresa “fará o que for preciso” para assumir a liderança em 5G, já que aposta também na captura de participação da Huawei.
Espera-se que Lundmark apresente sua estratégia de longo prazo, discuta planos de ação e defina metas financeiras durante o dia do mercado de capitais da empresa na quinta-feira.
A empresa disse em um comunicado que espera cerca de 600 milhões de euros (US $ 715 milhões) a 700 milhões de euros de reestruturação e encargos associados até 2023.
“As decisões que podem ter um impacto potencial sobre nossos funcionários nunca são tomadas levianamente”, disse Lundmark em um comunicado. “Minha prioridade é garantir que todos os afetados tenham suporte por meio desse processo.”
Fonte: Reuters
Da redação – Ariel Francisco