A no.wasTee, que é uma das participantes da quinta temporada do Rocket na órbita Varejo, é uma startup com inovação no processo industrial de moda para a confecção de camisetas em design zero desperdício.
A fundadora e CEO da startup, Fabiana Muranaka, explica que, segundo o Textile Exchange, mais de 60% das camisetas fabricadas e vestidas no planeta diariamente são de tecidos sintéticos, que levam em torno de 50 anos para se decompor. Além disso, a camiseta é um dos itens mais vestidos no planeta, utilizado para diversas ocasiões.
“O atual design de camisetas sofreu pouquíssimas atualizações desde que era roupa íntima no século XVI, e ele apresenta um baixo coeficiente de aproveitamento de matéria, desperdiçando, inclusive, os tecidos mais amáveis ao meio ambiente.”
O conceito da startup propõe uma nova experiência de vestir camisetas para uma produção com alta performance na utilização da matéria prima e menor geração de descarte. Fabiana relata que o desenvolvimento do design da no.wasTee teve inspiração na modelagem dos quimonos japoneses, que é um ótimo exemplo de design de moda zero desperdício.
Partindo da experiência tradicional do uso de camisetas, o conceito faz releituras das formas mais comuns, utilizando somente formas geométricas retas para construir decotes, cavas e mangas, ao mesmo tempo em que se encaixa num esquema de aproveitamento quase integral dos tecidos.
“Substituímos o coeficiente de aproveitamento de matéria prima da modelagem tradicional, que varia de 80 a 85% por unidade, para 95 a 99%. Somente com esta diferença de descarte que não irá para aterro sanitário, temos na no.wasTee uma diminuição da pegada de carbono de 85% comparando com o design tradicional.”
Como produto, a startup entrega ao consumidor final uma experiência digital, que no mundo físico é confortável e com uma assinatura de design de moda que demonstra compromisso pela sobrevivência no planeta, e, no mundo digital, a camiseta tem a sua versão como NFT exclusivo e personalizável, com todos os dados sobre a sua produção responsável registrados na blockchain. Compartilhando a corresponsabilidade deste ativo no planeta com o consumidor final.
Neste momento, a no.wasTee está lançando o e-commerce para apresentar o produto, validar a sua face digital de NFT único por unidade e captar empresas interessadas em utilizar a solução em suas confecções.
De acordo com Fabiana, o próximo passo é implantar um laboratório de design zero desperdício junto ao curso de Moda do Senai-PR para construir uma biblioteca de mix de produtos adequada a diferentes personas que as áreas do varejo de moda atendem.
“Tal biblioteca comporá a nossa futura plataforma, onde as empresas assinarão planos para obter os métodos de produção de cada mix de produtos e ainda o NFT único para cada unidade produzida, exercitando níveis de transparência e alta performance produtiva, agregando valor à sua marca e ao seu produto para o cliente final.”
Fonte: Globo