A Nike (NKE; NIKE34) é a empresa que mais vendeu tokens não fungíveis (NFTs) desenvolvidos no blockchain da Ethereum (ETH).
A companhia de artigos esportivos alcançou o novo recorde de US$ 185,34 milhões (R$ 947,08 milhões com a cotação atual) com a venda de NFTs, tornando-se a mais lucrativa desse segmento.
Dados do site Dune Analytics mostram que o pódio das três empresas mais lucrativas com NFTs da Ethereum é composto pela Nike em primeiro lugar, seguida da Dolce & Gabanna, com uma receita de US$ 25,65 milhões (R$ 131,07 milhões), e Tiffany & Co., com US$ 12,62 milhões (R$ 64,38 milhões).
O ranking também conta com outras marcas conhecidas, como Adidas, Gucci, Budweiser, Lacoste, McLaren, entre outras.
Os dados presentes no site apontam que negociadores que realizaram menos de 40 transações foram os principais usuários que emitiram NFTs da Nike – 7.699 emissões, que correspondem a 40,5%.
Já os usuários considerados veteranos – com mais de 200 transações – correspondem a 1.509 emissões, ou 7,9%. A quantidade de novatos, no entanto, ultrapassa a de veteranos.
Usuários que fizeram sua primeira transação com a compra de NFT da Nike correspondem a 2.087 emissões – equivalentes a 11%.
Em abril deste ano, a Nike lançou sua primeira coleção de tênis digitais em NFTs. Chamada Cryptokicks, a coleção está disponível no marketplace OpenSea por, no mínimo, 0,68 ETH (R$ 5.755).
Nike e RTFKT
Os NFTs da Nike foram desenvolvidos pela RTFKT, estúdio de colecionáveis criado em 2020 por Benoit Pagotto, Chris Le e Steven Vasilev, conhecido por produzir NFTs que unem cultura e gaming.
Em dezembro de 2021, a Nike decidiu “mergulhar” nos NFTs, adquirindo RTFKT por um valor não divulgado.
“Estamos adquirindo uma equipe muito talentosa de criadores com uma empresa autêntica e conectada. Nosso plano é investir na marca RTFKT, servir e expandir sua comunidade inovadora e criativa, além de estender as capacidades e a presença digital da Nike”, disse o CEO e presidente da companhia de artigos esportivos, John Donahoe, na época.