Testes acontecem na Austrália e Nova Zelândia com usuários de iPhone; saiba mais detalhes

Netflix liberou um novo mecanismo de busca alimentado por inteligência artificial (IA) para um grupo restrito de assinantes. A funcionalidade ainda está em fase de testes. Por isso, a empresa ainda não tem uma previsão de quando a função estará disponível para todos os usuários da plataforma.

De acordo com a Bloomberg, a OpenAI — por trás do badalado ChatGPT — desenvolveu a ferramenta. Além de permitir pesquisa de conteúdo por nome ou gênero, ela oferecerá possibilidade de pesquisa mais “incomuns”, como pelo tipo de humor do assinante, por exemplo.

Neste momento, os testes estão limitados à Austrália e Nova Zelândia. De acordo com o porta-voz MoMo Zhou, a empresa vai expandir a função para os Estados Unidos dentro nas próximas semanas. Por enquanto, a ferramenta está sendo disponibilizada somente em dispositivos com sistema iOS — ou seja, iPhones.

A empresa está usando ferramentas de IA já há alguns anos e, um grande exemplo de onde ela vem sendo aplicada com sucesso, é no sistema de recomendação de conteúdo. Ele sugere novas produções baseando-se na atividade e “preferências” dos usuários.

A plataforma de streaming também garante que restringirá o uso de inteligência artificial apenas ao aplicativo e não utilizará a tecnologia para desenvolver novos conteúdos, roteiros ou substituir o trabalho de atores.

IA na Netflix

A Netflix tem atualmente a maior base de usuários entre todos os serviços de streaming do mundo. Esse número é superior a 300 milhões, e é constantemente elogiada pela experiência que proporciona ao usuário em seus softwares. Isso porque possuem, além de ótimos algoritmos de recomendação, uma interface amistosa e intuitiva.

Investir em novas tecnologias é fundamental para seguir na dianteira deste segmento tão concorrido. E a IA é uma das soluções que os concorrentes têm encontrado para tornar os aplicativos para Smart TVs, smartphones e tablets mais refinados e úteis para os usuários.

O Prime Vídeo, da Amazon, por exemplo, introduziu no final do ano passado resumos de episódios e até temporadas inteiras geradas por inteligência artificial. O recurso é útil para relembrar os momentos chave de produções que passaram por um intervalo muito longo entre temporadas.

Por: Vinicius Marques