domingo,24 novembro, 2024

Nestlé inaugura espaço de inovação aberta para que os parceiros tragam suas soluções digitais

Foi em julho de 2021 que a Nestlé decidiu criar a sua plataforma de inovação aberta. A meta da Panela Nestlé era aumentar o ritmo de transformação digital da empresa, estimulando parcerias da empresa com startups (por meio de desafios), scaleups, universidades, parceiros empresariais e intraempreendedores. 

Um ano depois, o saldo é bastante positivo – mesmo levando em conta a pandemia, que restringiu os encontros presenciais. Nesse período, a Nestlé se conectou com mais de 1,9 mil empresas, desenvolveu 150 pilotos e implementou 50 projetos em escala. A iniciativa conta com parceiros de peso, como Endeavor e Distrtito, e prevê ainda a participação de funcionários da empresa.

Nesta terça-feira, o programa ganha finalmente uma sede física, chamada de Panela House. “Criamos um ambiente para estimular os diferentes players a participar dos nossos processos de transformação. A única exigência é que todos estejam com vontade de cocriar o futuro alimentar do planeta”, afirma Renate Giometti, Head de Inovação e Novos Negócios da Nestlé Brasil. Segundo ela, um traço comum à maioria dos projetos é o foco na agenda ESG. “Isso inclui pilotos para criar bionenergia a partir do reaproveitamento de resíduos”, diz Renate.

Espaço de coworking do Panela House, situado dentro da sede da Nestlé, em São Paulo (Foto: Divulgação/Nestlé)
Sala de coworking localizada dentro da sede da Nestlé, em São Paulo (Foto: Divulgação/Nestlé)

O Panela House conta com salas de coworking, uma cozinha experimental e salas direcionadas a outras atividades, como a impressão 3D. “É importante que startups e criadores tenham acesso a uma estrutura que nem sempre está à mão”, diz Renate. O espaço também trará uma programação mensal de eventos, um C-Lab com plataforma de pesquisa sobre consumo e mercado e um pocket studio para gravação de lives e vídeos – a ser inaugurado.

Para viabilizar todos esses serviços, o Panela House foi desenvolvido dentro da sede da Nestlé em São Paulo, com um investimento inicial de R$ 300 mil. “Esse é um investimento ongoing: já estamos pensando em como trazer mais capital por meio de nossa rede de parceiros”, explica a executiva. O espaço foi decorado com ilustrações feitas por sete jovens da ONG Gerando Falcões, com o tema “O Futuro e os Alimentos”. 

Panela House, incubadora de novos negócios da Nestlé (Foto: Divulgação/Nestlé)
Espaço com impressão em 3D da Panela House (Foto: Divulgação/Nestlé)

Para Renate, o maior desafio da incubadora dentro de uma empresa como a Nestlé é batalhar pela relevância da mesma nos próximos 100 anos. “O consumidor está preocupado em ter os seus problemas solucionados, e é para isso que a nossa plataforma trabalha. Por muito tempo, o mundo da inovação se preocupou em apenas trazer respostas, mas precisamos exercitar a escuta e dedicar tempo em ouvir as perguntas que queremos responder”, diz.

Por: SORAIA ALVES

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