sábado,23 novembro, 2024

Navio cargueiro movido a vento pode mudar a tecnologia marítima

o Pyxis Ocean é uma embarcação pioneira numa nova tecnologia que funciona a partir de velas especiais gigantes; entenda

Um navio cargueiro fretado pela empresa de transporte marítimo Cargill tem ganho destaque em sua viagem de inauguração, que partiu da China com destino ao Brasil. Isso porque o Pyxis Ocean é pioneiro numa nova tecnologia que funciona a partir de velas especiais gigantes movidas a vento.

A embarcação pode ajudar a indústria a caminhar em direção a um futuro mais sustentável. É que a tecnologia permite que o navio seja levado pelo vento, em vez de depender apenas de seu motor, reduzindo as emissões de dióxido de carbono (CO2) em até 30%.

“Com a redução do consumo de combustíveis fósseis nós temos, consequentemente, a diminuição da emissão de poluentes” disse Claudio Muller, professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica (Poli) da USP, em entrevista ao jornal da universidade.

Movido a vento

  • As velas do Pyxis Ocean têm 37,5 metros de altura e são construídas com o mesmo material das turbinas eólicas;
  • As turbinas tem como objetivo a geração de energia elétrica, mas também podem ser utilizadas como uma forma de aproveitar a energia dos ventos para a realização da manutenção dos navios;
  • Além disso, existem alternativas como os rotores cilíndricos, velas rígidas ou flexíveis e outros sistemas que utilizam a força dos ventos para a criação de uma força adicional.

Controlar a emissão dos gases do efeito estufa está sendo uma tarefa cada vez mais difícil, destaca o professor. O controle internacional – tanto de organizações como a ONU quanto blocos econômicos como a União Europeia (UE) – deve atuar de forma direta a respeito da emissão diária de combustíveis.

A maioria dos armadores são pequenos e médios, dessa forma, eles terão um desafio muito maior em encontrar mecanismo que contem com a redução das emissões, mas que também sejam financeiramente viáveis.

Claudio Muller, professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica (Poli) da USP

Fonte: Olhar Digital

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