sexta-feira,20 setembro, 2024

NASA faz seu primeiro lançamento espacial comercial a partir de solo australiano

A NASA realizou seu primeiro lançamento espacial de uma instalação comercial fora dos Estados Unidos. Neste domingo (26), um foguete suborbital decolou do Arnhem Space Center, no norte da Austrália, levando o que foi descrito como uma versão em “miniatura” do telescópio espacial Hubble, que estudou brevemente sistemas estelares. O lançamento foi o primeiro de três reservados pela NASA, e o próximo deverá acontecer no dia 4 de julho.

O veículo decolou após uma série de atrasos causados por condições climáticas desfavoráveis; após chegar ao apogeu (o ponto mais distante da Terra em sua trajetória), o telescópio coletou dados de raios X dos sistemas Alpha Centauri A e B e voltou à Terra com a ajuda de paraquedas.

Este foi o primeiro lançamento espacial comercial já realizado na história da Austrália, sendo também o primeiro foguete lançado pela NASA em um espaçoporto comercial fora de solo norte-americano. Cerca de 100 convidados VIPs acompanharam a missão — entre eles, havia moradores, cientistas, políticos, líderes indígenas e repórteres.

O foguete foi lançado de terras do povo Yolngu, e foi anunciado por Djawa Yunupingu, líder sênior do clã Gumatj. “Sempre pensei que este seria um novo começo [para a região]”, disse. Já Natasha Fyles, ministra-chefe do território norte, disse: “Aqui na terra Yolngu, os jovens podem olhar o céu e ver o que pode ser feito”, comentou.

Segundo a NASA, o lançamento oferece uma oportunidade única para dar uma “espiadinha” em sistemas distantes, abrindo novas possibilidades para os cientistas. “Estamos animados por poder lançar missões científicas importantes no hemisfério sul, e ver objetos que não conseguiríamos dos Estados Unidos”, disse Nicky Fox, diretor da divisão de heliofísica da NASA.

Michael Jones, CEO da Equatorial Launch Australia, comemorou o lançamento. “É um grande momento para nós enquanto empresa, mas é algo histórico para a Austrália”, disse. Ele descreveu o lançamento como uma “festa de inauguração” para a indústria espacial do país, e afirmou que a chance de trabalhar com a NASA foi um grande passo para as empresas espaciais comerciais australianas.

Por Danielle Cassita | Editado por Rafael Rigues

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