sábado,23 novembro, 2024

Na estreia da 3ª temporada, CNN Sinais Vitais mostra os mistérios do cérebro

O cérebro e os seus mistérios são tema do episódio de estreia da terceira temporada no “CNN Sinais Vitais”, com dr. Roberto Kalil.

Como o cérebro funciona? O que a ciência sabe sobre isso? Qual a sua função no organismo? E como ele reage a estímulos como uma música, por exemplo? Para isso, dr. Roberto Kalil entrevistou grandes estudiosos do principal órgão do corpo humano.

O cérebro é formado por neurônios que podem ser classificados como sensoriais, quando transmitem as informações captadas pelos órgãos sensoriais. Em humanos, os principais órgãos do sistema sensorial são: pele, língua, nariz, ouvidos e olhos. Estes órgãos captam estímulos físicos ou químicos e os transformam em impulsos elétricos, que são transmitidos ao sistema nervoso central.

O médico Paulo Niemeyer Filho, neurocirurgião e diretor do Instituto do Cérebro Paulo Niemeyer, explica que o que diferencia um humano dos outros animais é o lobo frontal. “Os lobos frontais se desenvolveram e deram ao homem a capacidade do pensamento simbólico, que foi o que deu origem, a linguagem, a capacidade de desenvolver a matemática, as letras, e todo o nosso pensamento, todos os nossos sonhos”, afirmou Niemeyer. Além de médico, é escritor e fundador do Instituto do Cérebro, que leva o nome do pai dele, um dos principais neurocirurgiões do Brasil.

A equipe do CNN Sinais Vitais foi até o Rio de Janeiro para acompanhar uma cirurgia de tumor realizada por Paulo Niemeyer Filho. Durante o procedimento, o paciente ficou acordado, já que a área do tumor podia afetar a sua linguagem. Em 2022, Niemeyer tomou posse como imortal da Academia Brasileira de Letras.

Dr. Kalil entrevistou o neurocientista Miguel Nicolelis. A entrevista foi feita no Museu Catavento, em São Paulo, que exibe uma exposição sobre o universo. Nicolelis tem uma teoria de como o cérebro humano evoluiu para se tornar um computador orgânico sem rival no universo conhecido. “O cérebro humano só é comparável ao universo que nos cerca. É através do cérebro que a gente confere significado, interpreta, gera uma noção de realidade que é peculiar ao ser humano. Por isso que eu gosto de dizer que o cérebro construiu, esculpiu o universo humano. O cérebro tenta criar um modelo do que tá aqui fora para maximizar nossas chances de sobrevivência”, completa Nicolelis.

O episódio ainda traz as principais pesquisas que envolvem o cérebro. A Universidade Federal do ABC realizou um estudo com violinistas para entender a empatia do cérebro de um músico ao tocar sozinho e ao tocar acompanhado. Para medir isso, o estatístico e neurocientista João Ricardo Sato utilizou toucas com sistema de espectroscopia funcional no infravermelho que medem a oxigenação em diferentes áreas do cérebro. Convidados pelo Sinais Vitais, a Família Lima foi até um teatro em Campinas, onde Lucas, Amon, Moisés e Allen tocaram enquanto seus cérebros eram monitorados.

Outro grande pesquisador que participa do episódio é o Stevens Rehen, do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). Neurocientista especializado em pesquisas com células-tronco, ele também é professor titular do Instituto de Biologia da UFRJ. Stevens capta células da pele ou da urina e as transforma em neurônios e consequentemente em mini cérebros.

Ainda no IDOR, temos a participação de Julie Wein que trabalha com análise de emoções usando ressonância magnética. No IDOR, eles estudam, por exemplo, por que as pessoas se dividem em grupos sociais como religião, futebol, política.

O “CNN Sinais Vitais”, com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar no domingo, 18 de setembro, às 19h30, na tela da CNN Brasil.

Por: CNN Brasil

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados