Empresas de streaming estão aprendendo que a geração Z fica satisfeita em assistir a filmes e programas de TV em vídeos curtos no celular
O TikTok tem sido um grande palco para desafios de dança, experiências gastronômicas estranhas, maquiagens transformadoras, conselhos financeiros e, cada vez mais, para filmes e programas de televisão.
O site tem sido inundado por trechos de programas e filmes piratas. Se você pesquisar a frase “filmes completos no TikTok”, vai encontrar conteúdo com mais de 100 milhões de visualizações. Buscas por “episódio completo” de séries também vão exibir vídeos com milhões de visualizações.
AS REDES DE TV A CABO E OS SERVIÇOS DE STREAMING DEPENDEM CADA VEZ MAIS DAS REDES SOCIAIS PARA SE MANTEREM ENGAJADOS COM A GERAÇÃO Z.
Embora possa parecer loucura assistir a um programa ou filme com intervalos de apenas três minutos, os vídeos e clipes piratas virais ajudaram a formar um público da geração Z para novos programas.
Geralmente, esses tipos de vídeos são removidos por violações de direitos autorais. Mas algumas empresas de streaming estão reconhecendo o benefício de “exibir” seus programas no TikTok.
Em 3 de outubro, a Paramount carregou na íntegra no TikTok o filme “Meninas Malvadas“, de 107 minutos, dividido em 23 partes. Em agosto, a Peacock disponibilizou o episódio piloto completo da série de comédia “Killing It” no TikTok antes da estreia da segunda temporada, fazendo o upload em cinco partes. De acordo com um porta-voz da Peacock, mais de sete milhões de usuários assistiram aos vídeos no aplicativo.
A iniciativa pode ser vantajosa para a Peacock, que tenta atrair novos assinantes para sua plataforma. Com um número cada vez maior de serviços de streaming competindo pelos orçamentos dos consumidores, marcas como a Peacock não têm nada a perder quando tentam alcançar a geração Z na era digital.
Nos últimos anos, a TV se tornou uma segunda tela para os GenZs, pois cada vez mais pessoas dessa geração recorrem a plataformas digitais e de streaming para se divertir. Portanto, as redes de TV a cabo e os serviços de streaming dependem cada vez mais das mídias sociais e das plataformas online para se manterem engajados com a geração Z.
De acordo com o TikTok Marketing Science Global Entertainment Study de dezembro de 2021, 23% dos usuários do TikTok têm maior probabilidade de descobrir conteúdo de entretenimento em redes sociais e plataformas de vídeo do que em outros tipos de plataforma.
A mídia social se tornou uma forma tão comum de a geração Z encontrar e assistir a entretenimento que levou a algumas formas pouco convencionais de fazer isso. No início deste ano, o filme “The Super Mario Bros.” foi carregado em duas partes para a conta de vídeos curtos vids that go hard, no X/ Twitter.
O vídeo acabou sendo retirado do ar, mas não antes de ser visto por nove milhões de pessoas. Embora as empresas de entretenimento não sejam grandes fãs da pirataria digital, a tendência sugere que os consumidores têm um enorme desejo de assistir a programas de TV ou filmes nas mídias sociais.
Embora o Peacock seja o primeiro serviço de streaming a carregar episódios completos de uma série com roteiro no TikTok, não é a primeira vez que uma plataforma de streaming aproveita a oportunidade de levar episódios completos para as mídias sociais.
Em 2021, a WarnerMedia colocou episódios de programas populares da HBO, como “Game of Thrones”, “Euphoria” e “The Flight Attendant” no Snapchat, para que os usuários pudessem assistir aos episódios com seus amigos, na esperança de aumentar as inscrições para o HBO Max. A Warner Bros. também fez experiências com a exibição de filmes completos na popular plataforma social e de jogos Fortnite.
O TikTok já era uma plataforma popular que os estúdios usavam para promover lançamentos para a geração Z. Mas, à medida que mais redes de TV a cabo licenciam sua programação e os serviços de streaming começam a trazer episódios completos para a mídia social, a fronteira entre como as redes sociais e o entretenimento são consumidos fica cada vez mais tênue.
Texto: Saleah Blancaflor