Na primeira e segunda semana de junho, empreendedoras de Juruti, no oeste do Pará, atendidas pelo projeto Dona’s, do Consulado da Mulher, participaram de capacitação em marketing pessoal e digital, apresentação de produto e sazonalidade. E durante toda essa semana, elas estão tendo a oportunidade de colocar esse conhecimento em prática apresentando seus empreendimentos para uma banca formada pelo projeto.
A banca é composta por empreendedoras locais, que dedicarão tempo a avaliar pontos de oportunidades em cada negócio apresentado. As participantes vão usar na prática os conhecimentos e habilidades que aprenderam durante essa etapa do projeto, que buscou ajuda-las a fortalecer a imagem, agregar valor pessoal e ao negócio de forma efetiva, por meio das ferramentas que elas tiveram acesso na capacitação realizada na primeira quinzena de junho.
O Projeto Dona’s é desenvolvido pelo Consulado da Mulher, com investimento do Instituto Alcoa e parceria do Instituto Juruti Sustentável (IJUS). A iniciativa consiste em: treinar e capacitar as participantes sobre temas de gestão administrativa e financeira, marketing, vendas, pessoas, formalização e gênero; acompanhar e orientar remotamente as participantes na condução do seu negócio na busca por novas demandas e melhoria dos processos e acompanhar a renda e o faturamento dos empreendimentos.
Precificação
Em maio deste ano, as empreendedoras participantes do projeto tiveram momentos de diálogo e reflexão sobre relacionamentos familiares saudáveis, divisão de tarefas, apoio dos membros da família e como isso é fundamental para a organização e planejamento de seus negócios. Nesse ambiente de reflexão, elas realizaram uma avaliação pessoal dos pontos que precisam ser trabalhados para que haja harmonia entre as relações familiares e seus negócios.
Foram realizadas três oficinas de precificação para estudar a importância de conhecer os aspectos financeiros essenciais para que os negócios possam ter saúde financeira, como tirar o próprio salário do empreendimento e o entendimento do processo, desde aquisição de matéria prima até encontrar o preço justo do produto ou serviço. Para colocar isso em prática, houve ainda um workshop onde elas apresentaram seus empreendimentos e mostraram como precificar cada item com base no que foi estudado.
O projeto acredita que o conhecimento é essencial e transforma a vida das mulheres empreendedoras. Dessa mesma visão, compartilha Celina da Silva, participante do projeto. “Eu não sabia de nada, agora aprendi a dar valor no meu trabalho e entendi que meu trabalho tem valor. Agora posso dizer que meu negócio vai pra frente, com facilidade e muito conhecimento que aprendi com o Consulado da Mulher; e sou muito grata”, comentou Celina.
Fonte: G1