Entre os dias 8 e 12 de maio, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci) levou o Circuito Itinerante do MT Ciências para o município de Tangará da Serra (252 km de Cuiabá). Compondo a programação de aniversário do município, o Módulo Esportivo se transformou no ponto de encontro de mais de dois mil estudantes das redes municipal e estadual. Durante o evento, foram expostos equipamentos interativos voltados para as áreas de física, matemática e biologia, com mais de vinte experimentos internos, quinze externos e um Planetário Digital.
Durante o evento, os visitantes tiveram a seu dispor experiências únicas com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex, globos de plasma, condução humana. Com apoio da Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra, também foi disponibilizada a observação de vegetais e detalhes de insetos.
A partir da Carreta do MT Ciências, o público ainda pode acompanhar instalações multimídias, atividades de ilusões de óptica, anamorfose, casa maquete, além do gerador Van de Graaff, conhecido pela produção de energia eletrostática, que consequentemente deixa os cabelos humanos cabelos arrepiados.
A estrutura da carreta conta com uma extensão do baú e duas tendas externas armadas para abrigar o acervo de novidades. Ao todo foram cerca de 2.085 visitantes durante os cinco dias de ações, entre estudantes, crianças, jovens e adultos.
Fonte: Secitec-MT