No dia 11 de abril, das 8 às 17h, o Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso foi palco do “MT 4.0: Uma Sociedade Conectada”, um workshop dedicado a conectar pessoas ao Movimento Digital do Governo de Mato Grosso, buscando explorar soluções tecnológicas para impulsionar o desenvolvimento regional, com foco em explorar soluções tecnológicas avançadas para acelerar o desenvolvimento regional e desenhar um futuro promissor para a sociedade mato-grossense.
A programação diversificada incluiu palestras inspiradoras, workshops interativos e excelentes oportunidades de networking, atraindo participantes de diversos setores. O evento teve início com a palestra “Alta performance na Gestão Pública: governo digital, servidor público relevantes e cidadão satisfeito”, ministrada por Guto Ferreira.
A primeira mesa redonda do dia, com a presença e mediação de Sandro Brandão, Secretário Adjunto da Seplag MT, Sócrates Barros, do MTI, e Washington Fernando da Silva, também da Seplag, abordou temas críticos sobre a implementação de soluções tecnológicas na gestão pública. A manhã finalizou com a palestra magna “Impacto da Inteligência Artificial no Governo de MT”, apresentada por Rodrigo Fernandes, da Google Cloud Brasil, que explorou o potencial transformador da IA no contexto governamental.
O evento destacou-se pela sua missão de discutir e construir colaborativamente políticas públicas inovadoras e soluções tecnológicas para impulsionar o desenvolvimento estadual, promovendo um crescimento sustentável e inclusivo. A Diretora Superintendente do Sebrae Mato Grosso, Lélia Brun, enfatizou a importância do workshop como um marco de inovação, excelência e intraempreendedorismo no setor público, destacando a parceria com o governo estadual como fundamental para o desenvolvimento social e econômico.
Basílio Bezerra, Secretário de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), reforçou a importância da digitalização para uma gestão pública eficiente, apontando que a transformação digital é um caminho sem volta que promete entregar serviços públicos de maneira mais eficaz e acessível ao cidadão. A digitalização, segundo Bezerra, é fundamental para a economia de recursos e para a entrega de serviços públicos de maneira mais objetiva e eficiente.
Sócrates Barros, diretor da Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), salientou que a conexão vai além da tecnologia, englobando inovação, melhoria de processos e até a revisão de legislações, sempre com o objetivo de ouvir e atender às necessidades do cidadão. Barros destacou o progresso significativo de Mato Grosso no ranking nacional de serviços públicos digitais, demonstrando o compromisso do estado com a inovação e a transformação digital.
O “MT 4.0: Uma Sociedade Conectada” marca um passo significativo para Mato Grosso na jornada rumo a um futuro digitalmente integrado, refletindo o comprometimento do governo e dos parceiros em utilizar a tecnologia como uma ferramenta para solucionar desafios locais e impulsionar o desenvolvimento sustentável. Este evento não apenas reitera o potencial da tecnologia na transformação da gestão pública, mas também destaca o papel fundamental da colaboração entre o setor público, o setor privado e a comunidade para alcançar um desenvolvimento abrangente e inclusivo.
Também palestraram o secretário de Educação (Seduc), Alan Porto, a adjunta da Contadoria Geral do Estado (Sace-Sefaz), Anésia Batista. Além do superintendente do Governo Digital e Inovação em Práticas Públicas da Seplag, Washington da Silva, e os diretores de Relacionamento com Cliente e de Tecnologia da Informação e Comunicação da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), respectivamente, Paulo Macedo e Sócrates de Barros.
No decorrer do evento, o Governo de Mato Grosso e o Sebrae MT formalizaram uma parceria por meio de um Termo de Colaboração. Esse acordo tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do Programa Governo Digital, promovendo o empreendedorismo interno e a inovação nas atividades governamentais.