A Microsoft ampliou o acesso aos seus recursos de inteligência artificial (IA) em computadores Copilot Plus com chips da AMD e da Intel

Microsoft ampliou o acesso aos seus recursos de inteligência artificial (IA) em computadores Copilot Plus com chips da AMD e da Intel. Até então, as ferramentas novas estavam disponíveis apenas em PCs com chips da Qualcomm.

Entre as novidades, o destaque vai para o Live Captions (“Legendas ao Vivo”, em tradução livre). Ele traduz áudios em tempo real para legendas em inglês a partir de dezenas de idiomas. O recurso foi testado no fim de 2024 e agora chega por meio da atualização mais recente do Windows 11.

Atualização do Windows 11 também leva IA para Paint e Fotos em PCs AMD e Intel

A mesma atualização também traz o Cocreator, ferramenta de IA integrada ao Paint. Por meio dela, dá para criar imagens com base no que o usuário desenha e descreve em texto. Outra novidade é a expansão do editor e do gerador de imagens com IA no aplicativo Fotos.

Captura de tela de ferramenta de IA no Paint no Windows 11, da Microsoft
Atualização do Windows 11 traz o Cocreator, ferramenta de IA integrada ao Paint, para PCs com chips da AMD e da Intel (Imagem: Microsoft)

Além disso, a Microsoft tem testado o (polêmico) Recall. Essa ferramenta de IA tira prints da atividade do usuário no computador para servir de banco de dados para buscas depois. Apesar dos testes em PCs com chips Intel e AMD, ainda não há data de lançamento para o Recall.

Outro recurso em evolução é o Voice Access. Nos PCs Copilot Plus com chips da Qualcomm, a ferramenta foi atualizada para aceitar comandos de voz mais descritivos e flexíveis. Agora, também traduz 27 idiomas para chinês (simplificado).

Microsoft vai remover brecha para obrigar criação de conta para instalar Windows 11

  • Microsoft vai remover o script “bypassnro.cmd” na próxima atualização do Windows 11 (Build 26200.5516), alegando ser um reforço de segurança;
  • Com isso, a instalação do sistema operacional vai passar a exigir conexão com a internet e uma conta Microsoft;
  • Exigência já existia, mas o script que será removido era usado para contorná-la, permitindo o uso de uma conta local;
  • A mudança afeta apenas novas instalações – ou seja, PCs já configurados com conta local continuarão funcionando normalmente… ao menos, por enquanto.

Por: Pedro Spadoni