Parte das operações realizadas em algumas instalações da Microchip Technology, nos Estados Unidos, foram paralisadas temporariamente em decorrência de um ataque cibernético, revelou a empresa na terça-feira (20). A campanha maliciosa está afetando a capacidade de atendimento aos clientes.
Atividades suspeitas nos sistemas de TI da fabricante de semicondutores foram detectadas no sábado (17). Dois dias depois, alguns servidores precisaram ser interrompidos, assim como operações comerciais, e seguem indisponíveis enquanto especialistas da área tentam resolver o incidente de segurança.
Suspeita-se que a Microchip foi alvo de um ataque de ransomware
Como resultado do ciberataque, a operação está atualmente em níveis abaixo do normal e ainda não se sabe se haverá impacto material. “A empresa está trabalhando diligentemente para colocar as partes afetadas de seus sistemas de TI novamente online, restaurar as operações comerciais normais e mitigar o impacto do incidente”, declarou, em comunicado.
Sediada em Chandler, no estado do Arizona, a Microchip Technology fabrica soluções de microcontroladores, circuitos integrados analógicos e circuitos de controle e interface, entre outros produtos, para mais de 123 mil clientes. Ela atende aos setores automotivo, industrial, de consumo, computação, comunicações, defesa e aeroespacial.
Suspeita de ransomware
Embora a fabricante de chips não tenha compartilhado maiores informações a respeito do caso, especula-se que ela tenha sido alvo de um ataque de ransomware. A possibilidade foi levantada devido às características da ação descritas em um documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
Nenhum grupo de ransomware assumiu a autoria do ataque até o momento, mas é possível que isso aconteça nos próximos dias. Como destaca o Security Week, os cibercriminosos normalmente aguardam o desfecho das negociações com as vítimas para divulgar detalhes e vazar informações caso não recebam o pagamento pelo resgate.
- Saiba mais: Campanha de Trump sofre invasão, tem documentos roubados e culpa o Irã
Recentemente, a taiwanesa GlobalWafers também foi alvo de um ciberataque semelhante, que afetou parte da sua produção. A Microchip informou que consultores externos especializados em segurança cibernética estão ajudando nas investigações.
O que é ransomware
Quer entender melhor o que é ransomware? Acompanhe o vídeo abaixo:
Fonte: TecMundo