O metaverso é uma das principais tendências para o varejo no passado recente e, neste ano, deve ganhar ainda mais espaço. Na edição deste ano do principal evento de varejo do mundo, a NRF Retail’s Big Show, o Innovation Lab reunirá startups com tecnologias para o segmento. Um dos focos principais das companhias expositoras será o de inovações para o metaverso.
A Mercado&Consumo faz anualmente uma cobertura especial da NRF e desta vez contará, ainda, com um estúdio montado dentro da área expositiva da feira.
Confira abaixo 4 companhias que estarão presentes na NRF de 2023 com soluções para o metaverso:
ByondXR
Uma das expositoras é a ByondXR, uma companhia de retail-tech que desenvolveu uma plataforma de e-commerce imersivo. O objetivo da empresa é auxiliar marcas, varejistas e atacadistas a criarem lojas virtuais e showrooms no metaverso. Ao todo, a companhia já ajudou a lançar lojas em 33 países de diferentes indústrias e com portfólio de produtos distintos.
A ByondXR desenvolveu experiências para engajar consumidores a procurarem produtos online, criando conexões memoráveis com as marcas, explorando inclusão e acessibilidade. A plataforma customizável 3D leva os usuários a uma jornada interativa com fotorrealismo, design imersivo, gamificação e integração de carrinho.
Rooom
A Rooom é especializada em soluções no metaverso, showrooms virtuais, apresentação de produtos 3D e eventos virtuais. A companhia criou uma solução all-in-one, com uma plataforma baseada na web para criar e administrar experiências 3D, de realidade aumentada e realidade virtual.
O serviço também permite aos clientes do serviço configurarem os produtos de acordo com as preferências e projetar produtos 3D com realidade aumentada. Atualmente, mais de 310 mil usuários de 120 países já utilizam as diversas aplicações da Rooom.
BigThinx
Ainda no Innovation Lab, a BigThinx é uma companhia de inteligência artificial focada no varejo de moda e no metaverso. A empresa dispõe de tecnologias como escaneamento de corpo mobile, gêmeos digitais, showrooms e experimentação virtual em seu catálogo de produtos.
A tecnologia do negócio carrega um scanner de corpo 3D para criar um avatar personalizado que funcione como réplica digital do cliente. Além disso, a ferramenta automatiza a produção de roupas digitais 3D de catálogo de fotos, o que permite experimentar qualquer roupa virtualmente.
Todas as ferramentas digitais da companhia são cross-plataforma e integram perfeitamente em sites e aplicativos já existentes. Entre os clientes da BigThinx estão os maiores varejistas do mundo e marcas de moda famosas nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
ReadySet
A companhia tem como papel acelerar os processos de inovação no varejo e melhorar a experiência de compra através de soluções de realidade virtual. A ReadySet foi a primeira a ter um software de realidade virtual 3D imersivo projetado para varejistas e pesquisadores.
O serviço fornece análises preditivas sobre o planejamento da rede varejista através de simulações virtuais dos ambientes de comércio. Isso permite as empresas descobrirem como as ideias irão performar no mundo físico antes de ser realizado um alto investimento.
Imagem: Shutterstock
Por: Mercado e Consumo