As cidades de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Goiânia e Salvador já possuem sinal 5G disponível. O processo de implantação da tecnologia, caso o cronograma seja cumprido, deve ser finalizado antes de outubro. O 5G não altera apenas as possibilidades tecnológicas e econômicas, mas tem impacto direto na estratégia de muitas empresas. É o caso da sul-coreana Samsung.
Estudo da Counterpoint Technology Market Research mostra que a Samsung lidera o segmento de aparelhos 5G globalmente com 24% de participação e tendo 5, dos celulares com a tecnologia mais vendidos. Neste contexto, existem vários desafios, de marketing, a hábitos de consumo passando por novas estruturas e, sobretudo, de conseguir mostrar aos consumidores os benefícios da tecnologia. Antonio Quintas, VP da divisão Mobile da Samsung, fala à Forbes Brasil sobre esse momento e como a empresa vem adaptando estratégias para a nova fase.
Forbes – O que a chegada do 5G representa para a Samsung em termos de estratégia de negócios?
Antonio Quintas – Nossa experiência com a tecnologia em outros países faz com que estejamos preparados para essa operação conforme a disponibilidade da rede se expanda pelo Brasil. Resultados deste compromisso com a tecnologia e o Brasil já são palpáveis: a Samsung possui 23 smartphones 5G de diversos modelos e valores já disponíveis em todo o mercado local. Essa grande variedade de equipamentos – acessíveis a diferentes perfis de consumidores – traduz um dos principais compromissos da empresa que é a inovação com propósito e de forma democrática. Sabemos que inovação não é apenas sobre implementar novas tecnologias, mas também levá-las à maior parte das pessoas.