segunda-feira,25 novembro, 2024

Meta reúne empreendedores para vislumbrar o metaverso no Brasil

Há pouco mais de um ano, em 28 de outubro de 2021, Mark Zuckerberg oficializava a mudança de nome do Facebook para Meta direcionando grande parte dos esforços da empresa no desenvolvimento de tecnologias e serviços para experiências imersivas. Desde então, o termo se popularizou e a companhia avança em iniciativas relacionadas. No mês passado, a Meta lançou os óculos de realidade mista Meta Quest Pro e os aprimoramentos de vários outros devices, além de melhorias na plataforma Horizon Worlds. Estima-se que os investimentos destinados ao projeto em todo mundo passem de US$ 100 bilhões.

Mas desenvolver o metaverso, ainda sem muita certeza sobre o que, de fato, ele será, não se resume apenas a hardware ou equipamentos, passa, principalmente, pelo conteúdo e a capacidade de desenvolver narrativas criativas e diversas. De olho neste desafio, a Meta no Brasil está lançando um projeto inédito na região. O Creative Minds Roundtable reuniu nove empreendedores brasileiros, entre fundadores de startups, líderes de impacto social, empresários do entretenimento, publicitários e especialistas em tecnologias imersivas para discutir coletivamente o metaverso no Brasil e no mundo.

“Nas primeiras vezes em que falou sobre metaverso, o Zuckerberg deixou claro que ele não seria construído por uma única empresa. Diante desta premissa, nosso objetivo é, especialmente no Brasil, reunir, de fato, quem entende de comunidades, do coletivo, e quem domina suas respectivas áreas para ter não uma, mas diversas abordagens e pontos de vista sobre que tipo de metaverso estamos construindo. Essa primeira fase do projeto nos relevou talentos extraordinários brasileiros que têm uma visão muito lúcida e interessante sobre tecnologia e que contribuem de forma muito importante para discutir o metaverso”, diz Theo Rocha, diretor do Creative Shop da Meta na América Latina, área que lidera o Creative Minds.

Escuta e conteúdo

A primeira fase do projeto se deu a partir de uma roda de conversas que reuniu um grupo de grandes nomes que estão na intersecção das indústrias de tecnologia, criativa e do entretenimento, desenvolvedores e criadores de conteúdo em realidade aumentada (AR) e virtual (VR). Dessa dinâmica, nasceu uma série de vídeos em que os participantes discutem, principalmente, o papel primordial dos creators para conectar pessoas e marcas durante a jornada de construção do metaverso, além da importância da ótica da diversidade e inclusão desde o princípio. Todo o conteúdo já está disponível na área de conteúdo da Meta no Brasil. “O projeto não se resume às nove pessoas escolhidas inicialmente já que, contamos com a expansão da rede dessas pessoas para ampliar ainda mais as discussões e colaborações”, reforça Theo Rocha.

“Como se manter relevante em um universo onde todos poderão se expressar de forma mais criativa, onde todos poderão se tornar criadores com alto potencial para influenciar outras pessoas? Essa mudança de dinâmica na indústria acontecerá de forma acelerada, e acreditamos que a forma mais efetiva de ajudarmos as marcas a pensar em seu papel nesse novo cenário seja de maneira colaborativa, levando em conta pontos de vista diversos”, reforça o líder do Creative Shop, explicando que, após essa primeira etapa, o Creative Minds permanecerá ativo como um hub de inovação e fomento a conversas sobre o futuro da indústria criativa brasileira no metaverso.

Meta
Em outubro, Mark Zuckerberg fez uma série de novos anúncios relacionados ao projeto envolvendo o metaverso da Meta

Na primeira rodada de discussões participam Eco Moliterno (Accenture Song), Gean Santos (Favela & Futuro), Konrad Dantas (Kondzilla), Luciana Haguiara (Media Monks), Nina Silva (Black Money), Nohoa Arcanjo (Creator.LLC), Ricardo Dias (Adventures), Ricardo Laganaro (Árvore) e Roberto Martini (FLAGXC). O projeto foi moderado pela consultora e jornalista Cristina Naumovs e contou com a consultoria de Ricardo Silvestre, criador da Black Influence, Simone Kliass, co-fundadora e VP da XRBR e Camila Yahn, jornalista e especialista em moda e inovação.

Por: Luiz Gustavo Pacete

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados