quinta-feira,21 novembro, 2024

Meta muda seu rótulo de ‘Feito com IA’ para ‘Informações de IA’ para indicar o uso de IA em fotos

Depois que a Meta começou a marcar fotos com o rótulo “Feito com IA” em maio, fotógrafos reclamaram que a empresa de rede social estava aplicando rótulos a fotos reais nas quais eles usaram algumas ferramentas básicas de edição.

Devido ao feedback dos usuários e à confusão geral sobre qual nível de IA é usado em uma foto, a empresa está alterando a tag para “Informações de IA” em todos os aplicativos do Meta.

Meta disse que a versão anterior da tag não era clara o suficiente para que os usuários indicassem que a imagem com a tag não foi necessariamente criada com IA, mas pode ter usado ferramentas com tecnologia de IA no processo de edição.

“Como outros no setor, descobrimos que nossos rótulos baseados nesses indicadores nem sempre estavam alinhados com as expectativas das pessoas e nem sempre forneciam contexto suficiente. Por exemplo, alguns conteúdos que incluíam pequenas modificações usando IA, como ferramentas de retoque, incluíam indicadores padrão da indústria que foram rotulados como ‘Feito com IA’”, disse a empresa em uma postagem atualizada no blog .

Créditos da imagem: Meta

A empresa não está mudando a tecnologia subjacente para detectar o uso de IA em fotos e rotulá-las. A Meta ainda usa informações de padrões técnicos de metadados, como C2PA  e  IPTC , que incluem informações sobre o uso de ferramentas de IA.

Isso significa que, se os fotógrafos usarem ferramentas como o Generative AI Fill da Adobe  para remover objetos, suas fotos ainda podem ser marcadas com o novo rótulo. No entanto, a Meta espera que o novo rótulo ajude as pessoas a entender que a imagem com a marca nem sempre é criada inteiramente pela IA.

“’AI Info’ pode abranger conteúdo que foi feito e/ou modificado com IA, então a esperança é que isso esteja mais alinhado com as expectativas das pessoas, enquanto trabalhamos com empresas de todo o setor para melhorar o processo”, disse a porta-voz da Meta, Kate McLaughlin. TechCrunch por e-mail.

A nova tag ainda não resolverá o problema de fotos completamente geradas por IA não serem detectadas. E não informará aos usuários quanta edição com tecnologia de IA foi feita em uma imagem.

A Meta e outras redes sociais precisarão trabalhar para definir diretrizes sem serem injustas com os fotógrafos que não fizeram alterações em seus fluxos de trabalho de edição, mas as ferramentas que usaram para retocar fotos têm algum elemento generativo de IA. Por outro lado, empresas como a Adobe deveriam alertar os fotógrafos que ao utilizarem determinada ferramenta, sua imagem poderá ser marcada com uma etiqueta em outros serviços.

Por: Ivan Mehta

LEIA MAIS

Recomendados