A Meta, empresa dona de plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp, apresentou uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) capaz de gerar músicas inteiras automaticamente.
O serviço se chama AudioCraft e cria canções ou efeitos sonoros em áudio a partir de comandos de texto sem que você precise dominar um instrumento musical ou ter um estúdio com equipamentos de ponta. O mesmo pacote traz ainda algoritmos de compressão para manter os arquivos leves sem comprometer tanto a qualidade do áudio de saída.
Além de apresentar a novidade, a Meta confirmou ainda que os modelos de linguagem serão todos liberados no formato de código-aberto. Isso significa que desenvolvedores podem construir novas ferramentas por cima dessa plataforma, ou aplicar as próprias bases de dados para melhorar ainda mais os resultados.
Como funciona o AudioCraft
Ao todo, o AudioCraft é composto de três modelos diferentes que podem atuar de forma conjunta ou individualmente. O primeiro é o MusicGen, que cria músicas com base em uma simples descrição de texto — assim como o Midjourney faz com imagens, por exemplo — e já estava em fase de testes pela Meta há algum tempo.
A partir dessa ferramenta, você pode pedir “uma batida de bateria com guitarra country e um saxofone”, por exemplo, recebendo um resultado de poucos segundos no estilo proposto.
O segundo modelo é o AudioGen, que também funciona por comandos de texto, mas entrega efeitos sonoros de bases públicas de bancos de áudios — como um restaurante com pessoas conversando e talheres batendo nos pratos ou sirenes de carros de polícia na cidade, entre outras possibilidades. Por fim, o terceiro modelo é o EnCodec, que faz a compressão do arquivo ao mesmo tempo em que mantém o áudio com qualidade.
Por enquanto, a Meta não indicou se vai incoporar o AudioCraft em suas redes sociais para a criação de postagens, mas essa é uma possibilidade prática de aplicação dessa tecnologia. Além disso, ela diz que está ansiosa para saber “o que as pessoas vão criar” com os novos recursos.