A big tech diz que está tomando providências para evitar que detalhes privados dos dados dos usuários não seja exibidos publicamente. Mas não explica quais seriam essas providências
A Meta tem usado postagens públicas do Instagram e do Facebook para treinar o seu novo assistente de inteligência artificial. A informação foi confirmada por Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta, em entrevista à Reuters.
Segundo o porta-voz, as informações que alimentam a nova IA incluem textos e imagens postadas pelos usuários. A IA só não tem acesso às postagens privadas dos usuários, ou seja, os conteúdos compartilhados de forma particular apenas com amigos e familiares, por exemplo.
Como destaca o Business Insider, a big tech diz que está tomando providências para evitar que detalhes privados dos usuários não seja exibidos publicamente. Mas não explica em detalhes quais seriam essas providências. “Tentamos excluir conjuntos de dados que têm grande preponderância de informações pessoais”, disse Clegg, e acrescentou que a empresa não usou sites terceiros para treinar sua IA.
A Meta abriu seu assistente virtual ao público na semana passada, ainda em uma versão Beta. O Meta AI tem como objetivo ajudar os usuários a criar seus próprios adesivos digitais com base em instruções de texto, além de editar fotos e conversar com personalidades de IA.
O Meta AI foi construído usando o modelo de linguagem Llama 2, além de um modelo de texto para imagem chamado Emu, que é treinado com fotos do Instagram e do Facebook.
Autores, artistas e desenvolvedores têm processado empresas de IA por receio de que seus trabalhos estejam sendo usados sem seu consentimento para treinar uma tecnologia que poderia prejudicar suas carreiras.
No caso das redes sociais, os usuários do Facebook e Instagram são proprietários do conteúdo que postam, desde que não infrinjam os direitos de propriedade intelectual de outra pessoa, de acordo com as políticas da Meta. Em tese, portanto, podem processar as redes caso sintam que sua privacidade foi invadida.
Texto: Soraia Alves