sábado,23 novembro, 2024

Meta AI remove bloqueio de consultas relacionadas a eleições na Índia, enquanto o Google ainda aplica limites

Com o processo eleitoral da Índia concluído e o novo governo iniciando seu mandato, a Meta removeu sua restrição a consultas relacionadas às eleições usando seu chatbot Meta AI. No entanto, o Google ainda aplica limites como parte de suas restrições globais a esse tipo de consulta.

Abordagem da Meta

A suspensão das restrições do Meta significa que você pode pesquisar consultas relacionadas aos resultados das eleições na Índia, informações sobre políticos e detalhes sobre titulares de cargos. O TechCrunch conseguiu obter respostas sobre resultados eleitorais, figuras políticas e titulares de cargos da Meta AI. Meta não forneceu nenhuma declaração sobre isso.

A empresa começou a bloquear certas questões políticas quando as eleições na Índia começaram em abril. Na época, a Meta AI direcionava as pessoas para o site da Comissão Eleitoral quando você perguntava sobre políticos, candidatos, titulares de cargos e informações sobre partidos políticos.

“Esta é uma tecnologia nova e pode nem sempre devolver a resposta que pretendemos, que é a mesma para todos os sistemas generativos de IA. Desde o lançamento, lançamos constantemente atualizações e melhorias em nossos modelos e continuamos trabalhando para torná-los melhores”, disse um porta-voz da empresa ao TechCrunch na época.

Notavelmente, o chatbot AI da Meta ainda está em fase de testes na Índia, com um número limitado de pessoas podendo acessá-lo no WhatsApp e no Instagram.

Abordagem do Google

O Google lançou seu aplicativo Gemini AI para Android na Índia na segunda-feira, que oferece suporte a nove idiomas locais. No entanto, a empresa não está a remover restrições a questões relacionadas com eleições como parte de uma política global. A empresa confirmou ao TechCrunch que ainda aplica esses limites.

“Com grandes eleições acontecendo em todo o mundo este ano, e por muita cautela, estamos restringindo os tipos de consultas relacionadas às eleições para as quais o Gemini retornará respostas e, em vez disso, direcionará as pessoas para a Pesquisa Google. Essas restrições são aplicadas globalmente”, disse um porta-voz do Google ao TechCrunch em comunicado.

O gigante das buscas começou a aplicar restrições a essas consultas em qualquer mercado global onde ocorram eleições no início deste ano. Mas não está claro se e quando o Google irá suspender as restrições – especialmente em países onde as eleições foram concluídas e os novos governos assumiram os seus papéis.

A abordagem de um chatbot que responde a questões políticas é diferente para Meta e Google. Embora o Meta restrinja as consultas por um período limitado, o Google continua a bloquear consultas relacionadas a eleições em todo o mundo. Não está claro se esta decisão tem algo a ver com o desvio da IA ​​do Google várias vezes este ano.

Outros chatbots como ChatGPT e Microsoft Copilot têm uma abordagem mista. O TechCrunch descobriu que ambos os bots não respondem a perguntas como “Quem ganhou as eleições gerais indianas de 2024?” No entanto, estas ferramentas recolhem informações da Internet quando lhes perguntamos sobre titulares de cargos públicos e políticos.

As empresas que desenvolvem ferramentas de IA já estão sob escrutínio relativamente a resultados que mostram preconceitos e desinformação . A última coisa que estas empresas gostariam de fazer é ser apanhadas no fogo cruzado político enquanto tentam expandir as suas aplicações de IA em mais regiões.

Por: Ivan Mehta

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados