No dia 25 de maio, é comemorada o “Dia do Orgulho Geek”, criado em homenagem a Douglas Adams, autor da famosa série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Essa escolha não foi aleatória, já que a data coincidia com o aniversário de lançamento do primeiro filme da saga “Star Wars”. Vale lembrar que a data já foi chamada de “Dia da Toalha”, em referência à importância desse item na série.
O Dia do Orgulho Geek se espalhou pelo mundo, unindo pessoas de todas as idades e origens em uma celebração da paixão pelo conhecimento, imaginação e criatividade. Um mercado que deixou de ser uma proposta acessível para poucos e tornou-se um lifestyle e uma grande oportunidade de trabalho.
Os números impressionam. No ano passado, a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral) faturou 23,2 bilhões, aumento de um bilhão em relação ao ano anterior. Outra possibilidade é o mercado de games. O hábito de jogar online está presente na vida de 70% dos brasileiros, segundo a Pesquisa Game Brasil 2023. Esse setor movimentou R$ 12 bilhões.
Tecnologia e Inovação
Sem dúvidas uma das principais paixões desse público é a tecnologia e a inovação. Quando falamos em profissionalização, os cursos que ganham os corações “geeks” estão também no portfólio do Senac MS, entre eles o Técnico em Programação de Jogos, Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, Desenvolvedor de Sistemas e de Computação Gráfica, que está com as vagas abertas.
“A demanda por profissionais é grande e nós estamos com opções que atendem todos os segmentos nesses cursos técnicos, um dos maiores gargalos das empresas. Independentemente do curso, nossa formação preza o investimento em profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, sempre com foco em resultados”, explica Vitor Mello, diretor regional do Senac MS.
“Ele sai apto para atuar em empresas ou para empreender, pois nosso objetivo é promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa, que estimule o aprimoramento contínuo.”, reitera.
Em Campo Grande, há uma unidade toda voltada para tecnologia: o Senac Hub Academy, onde há salas com ferramentas de última geração como a sala Microsoft, a de realidade virtual e metodologia Steam, impressoras 3D e trilha de aprendizado onde é possível conhecer os maiores cases e grandes players de mercado, cursos da gigante global Cisco e muito mais.
Pedro Henrique Fursts