A inteligência artificial do site BestRef organiza quais fontes podem ser as mais confiáveis e quais podem ser as menos confiáveis
Filtrar referências bibliográficas é trabalho árduo. Exige horas a fio de dedicação. Mas há luz no fim deste túnel: o BestRef. O buscador e a inteligência artificial (IA) do site fazem o trabalho pesado em páginas da Wikipédia e artigos e estudos científicos publicados na internet.
Para quem tem pressa:
- O site BestRef usa buscador e IA para filtrar e organizar referências bibliográficas de pesquisas;
- Após colar o link do documento na plataforma, o site identifica referências em artigos e páginas da Wikipédia;
- A IA do BestRef organiza as fontes por confiabilidade, o que automatiza um processo tradicionalmente manual – e crucial no método científico;
- Apesar da praticidade oferecida, o BestRef aconselha checagem dupla das fontes para garantir a confiabilidade das informações.
Apesar de oferecer a mão amiga, o BestRef, fundado em 2020 por programadores anônimos, recomenda checagem dupla aos usuários. Isso porque sites de procedência duvidosa podem ser fontes recorrentes em alguns casos.
Inteligência artificial ao resgate
O primeiro passo para usar o site é copiar o link do documento usado na pesquisa. O segundo é colá-lo num buscador disponível na página. A partir daí, o BestRef faz o resto, conforme explicado pelo jornal Nexo.
Ao colar o link, o buscador da página rastreia entre 336 milhões de referências bibliográficas em seu sistema. Depois, a plataforma ranqueia aquelas presentes no estudo de acordo com critérios de popularidade, número de citações, publicação e número de autores.
A IA entra no processo ao usar critérios para organizar quais fontes podem ser as mais confiáveis e quais podem ser as menos confiáveis. Assim, automatiza algo até então feito manualmente na edição e revisão de publicações – passo importante no método científico.
Fonte: Olhar Digital