Meituan é uma “super app” que se destaca em delivery. Plataforma deve estrear no Brasil até o início de 2026 para enfrentar o iFood.

Talvez o nome soe estranho para nós, brasileiros, mas pode não demorar para nos acostumarmos a ele: a gigante chinesa de delivery Meituan se prepara para atuar no Brasil. A companhia tem potencial para ser o maior competidor do iFood no país.

É o que conta o NeoFeed. O veículo consultou fontes próximas à Meituan que afirmam que a companhia passou os últimos meses conversando com empresários locais para conhecer o mercado brasileiro. Agora chegou o momento de dar um passo além.

Se tudo der certo, a gigante chinesa deve iniciar suas operações no Brasil no fim de 2025 ou no começo de 2026. Para tanto, a companhia já estaria negociando parcerias com empresas locais de logística, bem como se preparando para se adequar ao sistema tributário brasileiro.

Caso essa previsão se confirme, o iFood terá um novo concorrente no Brasil, não somente na modalidade de entrega de refeições, como também em seu modelo de operação de “super app”, isto é, na oferta de múltiplos serviços a partir de sua plataforma.

Isso porque, apesar de ser mais conhecido como um serviço de delivery, o Meituan oferece vários outros recursos, como reservas de hotéis e venda de ingressos.

NeoFeed chama a atenção para um detalhe curioso. Estima-se que a Prosus, que é a controladora do iFood, tenha 4% de participação na Meituan. Isso significa que, se a plataforma chinesa chegar ao Brasil, o iFood terá uma pequena e indireta participação na empresa concorrente.

Seja como for, o iFood já sabe que pode ter um novo rival no mercado brasileiro em breve. Ao NeoFeed, Diego Barreto, CEO da companhia, declarou: “esse é um sinal de que existe competição e tem sempre gente entrando no Brasil”.

Imagem mostra uma pessoa entregando um saco marrom com o logo vermelho do iFood a outra pessoa.
iFood deve ganhar concorrente chinês no Brasil (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O que é a Meituan?

A Meituan é uma empresa fundada em 2010, na China. Apesar de ser mais conhecida por sua modalidade de entrega de refeições, a companhia oferece uma grande variedade de serviços em áreas como transporte, entretenimento e turismo.

Somente no último trimestre de 2024, a Meituan atingiu uma receita equivalente a US$ 12,1 bilhões (R$ 70 bilhões na conversão atual).

Mas a companhia quer mais. Embora já atue em outros países além da China, a Meituan iniciou um plano de expansão global em 2024. Essa estratégia inclui a intenção de ofertar serviços em mercados como Japão e Coreia do Sul, bem como na América Latina, o que envolve o Brasil.

Por: Emerson Alecrim