segunda-feira,25 novembro, 2024

Meios digitais do Sebrae se consolidam no relacionamento com o cliente

O atendimento pelo WhatsApp começou há pouco mais de dois anos, por meio do número 0800 570 0800, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo. “O Whatsapp teve início em plena pandemia, em 2020, com a participação de todos os estados e a experiência se mostrou exitosa, motivando a ampliação desta modalidade. O canal se mostrou como um meio prático e dinâmico para se comunicar com o Sebrae”, destaca Carlos Tedesco.

Os microempreendedores individuais (MEI) são os que mais utilizam o serviço para receber orientação técnica, realizar agendamento, obter informações sobre programas e projetos do Sebrae. Os principais assuntos tratados pelo canal são sobre como se formalizar como MEI, emissão de boletos DAS, agendamento para atendimento presencial e/ou remoto, Declaração Anual de Faturamento-DASN, alteração cadastral-MEI, microcréditos, como dar baixa de empresa-MEI, emissão de certificados de cursos, entre outros.

“O sucesso do trabalho está na agilidade e na capacidade de apoiar o empresário desde uma simples consulta até na gestão da empresa”, reforça Tedesco.

Junto com o Portal Sebrae, o WhatsApp vem se tornando um aliado para o cliente que quer eficiência e atendimento mais rápido. Hoje, só o Portal chega a fazer 2,5 milhões de atendimento por mês.

“Os meios digitais se consolidaram e hoje atuamos com capacitação, orientações mentorias e conteúdos diversos de forma online com a mesma eficiência”, afirma Milva Capanema, gerente-adjunta de Relacionamento com o Cliente do Sebrae.

Aplicativo Sebrae

Em outra frente, o Sebrae atua também com o aplicativo, sendo destinado tanto para aqueles que já possuem empresa, como para os que querem abrir seu próprio negócio. O App Sebrae foi lançado em maio de 2019, inicialmente como foco nos microempreendedores individuais e, atualmente, entrega soluções para todos os perfis de empreendedores e empresários de pequenos negócios. Em 2023, o aplicativo possui mais de 90 mil usuários ativos e já registrou mais de 300 mil atendimentos dos tipos de orientação técnica à distância e consultoria presencial.

“É importante perceber o aumento da utilização e consumo de interfaces digitais do Sebrae para a realização do atendimento. O desafio é proporcionar a melhor experiência possível nesses ambientes e, consequentemente, termos uma avaliação cada vez mais positiva em relação às orientações que recebem e às funcionalidades que utilizam. Em relação ao App Sebrae, a cada atualização temos uma solução mais preparada para apoiar a rotina dos pequenos negócios e empreendedores em todo o Brasil”, afirma Marcio Brito.

O App Sebrae disponibiliza o Sebrae na palma da mão dos usuários e tem como objetivo fazer parte do dia a dia de quem já empreende ou busca empreender. Para isso apresenta uma série de funcionalidades que facilitam o consumo de produtos e serviços e, consequentemente, otimizam o tempo do usuário em ações relacionadas à gestão do seu negócio.

Fonte: Agência Sebrae

Redação
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