sexta-feira,22 novembro, 2024

MediaTek Helio G36 promete trazer recursos gamer a celulares de entrada

A MediaTek apresentou de surpresa nesta segunda-feira (13) o Helio G36, mais novo chipset de entrada da marca que chega com a promessa de habilitar “smartphones gamer de entrada” com recursos mais comuns em celulares avançados, como o suporte a telas de alta taxa de atualização. Apesar disso, a ficha técnica indica que a novidade é apenas mais uma variante do Helio G37 e até mesmo do Helio G35, com ajustes modestos para equilibrar performance e preço.

Fabricado em 12 nm pela TSMC, o novo Helio G36 vem equipado com uma CPU de 8 núcleos Cortex-A53 de alta eficiência, rodando a até 2,2 GHz, além de GPU PowerVR GE8320 trabalhando a até 680 MHz — essas são exatamente as configurações vistas no Helio G35 e G37, incluindo a litografia, sendo as velocidades de operação a única diferença entre as três plataformas. Curiosamente, o processador estreante é o que roda com menor velocidade de CPU, enquanto os irmãos trazem clock levemente maior de 2,3 GHz.

A novidade suporta até 8 GB de RAM no padrão LPDDR4X rodando a 1600 MT/s, apesar de a compatibilidade com a mais antiga e lenta LPDDR3 a 933 MT/s seguir presente, indicando que poderemos ver dispositivos afetados pela taxas de transferência da memória. De maneira similar, o armazenamento continua limitado ao formato eMMC 5.1, em vez de adotar alguma das versões do mais robusto UFS.

O status de plataforma de entrada também pode ser visto nas opções de conectividade: o lançamento continua trabalhando apenas com 4G, Wi-Fi 5 Dual Band e Bluetooth 5.0, o que deve fazer com que celulares básicos sigam presos às redes antigas por pelo menos mais um ano.

Como ponto positivo, as especificações de câmeras são mais próximas às do Helio G37, trazendo assim possibilidade de captura com uma lente de 50 MP ou combo de dois sensores de 13 MP + 13 MP, estabilização eletrônica (EIS) e uso de IA para aprimoramento das imagens.

O maior diferencial do MediaTek Helio G36 é a adição de “recursos gamer” com a MediaTek HyperEngine 2.0 Lite, suíte de tecnologias da marca que habilitam algumas das funcionalidades mais avançadas do processador. Além de otimizações de CPU, GPU e rede para melhor performance em games, há também compatibilidade com telas até Full HD+ (2400 x 1080 pixels) e taxas de atualização de 90 Hz, mais um aspecto que o aproxima do Helio G37.

A MediaTek ainda não divulgou quando veremos aparelhos equipados com o lançamento, mas é provável que alguma novidade seja trazida durante a MWC Barcelona 2023, marcada para a próxima semana. Considerando o histórico da marca, é possível que a Motorola ou a Xiaomi estejam entre as primeiras fabricantes a adotar a plataforma estreante.

Fonte: FoneArena

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados