Apesar dos avanços da Inteligência Artificial tornarem cada vez mais próximos o mundo real e o virtual, uma barreira ainda é difícil de romper: tornar possível sentir cheiros de ambientes e produtos que existem no universo digital. Porém, essa possibilidade pode estar prestes a ser uma realidade. A Universidade da Cidade de Hong Kong está desenvolvendo um dispositivo semelhante a um curativo para o nariz que permite ao usuário esse tipo de sensação.
Para utilizá-lo, é necessário posicionar o produto entre o lábio superior e as narinas. O dispositivo é feito com dois geradores de odor contendo uma cera de parafina perfumada e um material térmico. Os geradores são capazes de derreter a cera e emitir um cheiro, quando ligado. Ao desligar, a cera retorna ao seu estado sólido.
Uma versão maior da máscara facial pode conter até nove fragrâncias diferentes, incluindo alecrim, hortelã, panquecas e abacaxi, explica o Design Taxi.
Os testes foram feitos com 11 voluntários. Em um artigo da Nature Communications, a equipe divulgou que a taxa de sucesso do experimento foi de 93%. Segundo os cientistas, o dispositivo pode ser usado para entretenimento, educação e saúde, além de possibilitar interfaces homem-máquina.
Fonte: Época