A turismóloga Maria Avalone (PSDB) tomou posse como vereadora de Cuiabá durante sessão solene que aconteceu na manhã desta terça-feira (29.06), na Câmara Municipal. Ela substitui o vereador Renivaldo Nascimento, que se licenciou para assumir o cargo de secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Em seu discurso de posse, Maria Avalone disse que o fortalecimento de políticas públicas voltadas para as mulheres e para juventude serão suas pautas prioritárias. “Minhas primeiras palavras são dedicadas à mulher cuiabana e mato-grossense, a quem dedicarei prioritariamente o meu mandato de vereadora. Também espero que a minha presença nesta Câmara de Cuiabá seja um estímulo a todas as mulheres para participar da administração pública. A exemplo do que fiz como presidente do PSDB Mulher/MT, continuarei lutando pela igualdade entre mulheres e homens na política. Já temos as cotas para 30% das candidaturas, mas precisamos garantir uma representatividade que traduza a realidade da sociedade e do eleitorado”, defendeu.

A nova vereadora estreou na vida pública no final da década de 90, quando dirigiu a Casa do artesão no governo Dante de Oliveira. “Ali, ao lado de Thelma de Oliveira, pude trabalhar pelo artesanato e pela valorização da cultura e do turismo, aproveitando minha formação como Turismóloga. Vou continuar defendendo a arte popular e trabalhar pela implantação de uma Escola de Artes e Ofícios, onde haverá capacitação com mestres do artesanato regional, exposições e comercialização dos produtos”, assegurou.

Depois da vivência como vice-presidente da Associação de Moradores do Araés, a vereadora também vai atuar em defesa de melhorias em todos os bairros, especialmente os mais carentes. “Encontrei guerreiras, mães de família abandonadas pelos companheiros, sustentando a casa e os filhos. Minha admiração cresceu ainda mais, e senti que poderia ajudar a efetivar políticas públicas para estas mulheres valorosas. Por isso vou apoiar também as demandas do movimento comunitário e o atendimento aos bairros”, disse.

Maria Avalone disse que outra pauta prioritária é a área de Saúde, onde vai trabalhar para fortalecer iniciativas como a criação do Hospital Materno Infantil, já anunciado pelo prefeito. “Em sintonia com a primeira-dama Márcia Pinheiro, que humaniza a gestão municipal, vamos encaminhar nossas pautas para ampliar a rede de proteção à mulher. Também vou defender melhorias no transporte coletivo, como o respeito à Lei da Parada Segura que não é cumprida, por lugares exclusivos para mulheres nos horários de pico e pela qualificação dos motoristas para tratar as mulheres com respeito e inibir casos de assédio”, resumiu.

“Eu chego com muita gratidão, com vontade de trabalhar para honrar os votos que recebi, para fazer um trabalho efetivo em benefício de toda a população cuiabana. Estou muito feliz em estar aqui, e poder contribuir para o desenvolvimento de Cuiabá, somando forças com as vereadoras Edna Sampaio e Michely Alencar, reforçando a bancada feminina em defesa das mulheres cuiabanas”, disse Maria.

Com informações da Secom/Câmara
Foto: Walfredo Rafael/Secom Câmara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui