A Shein é a marca que obtém os melhores resultados das campanhas feitas com influencers no Brasil. Nos seis primeiros meses de 2022, a gigante chinesa de fast fashion colecionou 12,3 mil menções em redes sociais como Instagram, TikTok, YouTube, Twitch e Twitter. No mesmo período, a marca teve um alcance estimado de 42,7 milhões, obtidos graças aos 3 mil influencers.
A conclusão é de uma análise feita pela HypeAuditor, uma ferramenta analítica de marketing de influência, com base em algoritmos de Inteligência Artificial. A empresa coletou dados sobre as empresas que fizeram campanhas com influencers digitais no Brasil com frequência neste ano para entender quais setores do mercado apostam mais nesse tipo de ação.
O setor de moda desponta, de longe, como o que mais aposta nos influencers. Ele é representado por sete das dez marcas que aparecem no “top 10”. Além de Shein, a lista conta com Lojas Renner, Zara, C&A, Baw Clothing, Nike e Riachuelo. Netflix, de streaming, O Boticário e Truss Hair, de beleza, completam o ranking.
A Netflix Brasil aparece logo depois da Shein, no segundo lugar, com um alcance de 160,37 milhões e 6,59 milhões de menções. A marca costuma ter uma das maiores médias de interações no Instagram. No terceiro lugar está a Lojas Renner, com 2 mil influencers fazendo 7,11 mil menções e trazendo 27,5 milhões de alcance.
Pequenos influenciadores
A Shein foi fundada em 2008 como uma típica empresa chinesa de dropshipping. Hoje, é uma das maiores varejistas de moda do mundo. Parte do sucesso se deve aos esforços estratégicos de marketing de influencers, focados no trabalho com microinfluenciadores.
A parceria permite que a marca se exponha a novos públicos com roupas da moda, ao mesmo tempo em que dá a muitos pequenos influenciadores a chance de receber roupas gratuitas em troca de suas opiniões e exposição nas mídias sociais.
Ao usar influenciadores menores e menos conhecidos, a Shein minimiza os custos de marketing de mídia social em comparação com influenciadores maiores e mais populares. Os influenciadores menores também costumam ser mais acessíveis, o que pode dar mais credibilidade às suas opiniões do ponto de vista do público.
Confira, a seguir, o “top 10” feito pela HypeAuditor:
- Shein
- Netflix Brasil
- Lojas Renner
- Zara Oficial
- C&A Brasil
- O Boticário
- Baw Clothing
- Nike
- Riachuelo
- Truss Hair
Imagem: Shutterstock
Por: redação mercado e consumo