Até a semana passada, pacientes de pelo menos 11 cidades do interior do estado estavam com a segunda dose atrasada devido à falta do imunizante.
Mais de 2,5 mil pessoas que tomaram a primeira dose da vacina Coronavac em outros municípios tiveram a segunda dose do imunizante aplicada em Cuiabá, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até a semana passada, pacientes de pelo menos 11 cidades do interior do estado estavam com a segunda dose atrasada devido à falta do imunizante.
Conforme a organização da campanha, o paciente deve tomar as duas doses no município onde mora.
Na terça-feira (11), a SMS informou que iria fazer o reagendamento das pessoas que tomariam a segunda dose da Coronavac, exigindo a apresentação do agendamento com o QR Code no momento da vacinação.
Ainda segundo a secretaria, no momento da vacinação, as equipes da campanha solicitam comprovante de residência para evitar que faltem vacinas para os moradores da capital. No entanto, a medida não foi suficiente para impedir que pessoas de fora conseguissem ser imunizadas em Cuiabá.
De acordo com a prefeitura, a partir de agora, a coordenação da campanha de vacinação fará a revisão dos cadastros salvos no site e irá reagendar a segunda dose dos usuários.
“A Secretaria de Saúde reforça a obrigatoriedade da apresentação do QR Code do agendamento no momento da vacinação, juntamente com documento com foto, comprovante de residência, número do cartão SUS e laudo médico, no caso de quem pertence ao grupo de pessoas com comorbidades”, diz.
Após a revisão da plataforma de dados salvos pelas pessoas que buscam a vacina contra a Covid-19, todo o levantamento deve ser encaminhado ao Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado, Câmara Municipal e Polícia Civil, que já possuem acesso ao sistema, fornecido pela Secretaria de Saúde, inclusive com o treinamento dos servidores que possuem o login e senha de acesso.
Os dados foram levantados pela coordenação da campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, de vacinação contra a Covid-19 cruzando os dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) com os cadastros feitos no site da campanha Vacina Cuiabá.
via G1 MT