Durante o mês de maio o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) promove diversas ações educativas em nome da campanha Maio Amarelo. O movimento nasceu em 2014 e a escolha do mês de maio ocorreu pela Organização das Nações Unidas (ONU) ter definido a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito.
O objetivo é realizar ações em conjunto entre o poder público e a sociedade. A principal intenção é colocar em pauta, mobilizar e envolver os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações e federações.
A pedagoga e gerente de ações educativas do Detran-MT, Grasiella Almeida, explica sobre a volta do maio amarelo para as ruas após os dois últimos anos de isolamento social. De acordo com a gerente, o tema principal da campanha esse ano é “Juntos salvamos vidas” com as ações coordenadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com órgãos de trânsito nos estados e organizações da sociedade civil.
“Realizaremos ações como palestras, reuniões, passeios, blitz educativas, fóruns, workshops e seminários a partir do dia 03 até o dia 30 de maio. Nosso trabalho é falar com o público e direcionar para que eles possam ter hábitos mais seguros”, declara Grasiella.
Grasiella conta que o órgão está estudando desenvolver um aplicativo que contenha vídeos, palestras e podcasts informativos para que a população tenha acesso a essas orientações de forma prática, educativa e gratuita. Segundo ela, a campanha possui uma forte presença nas redes sociais.
Educação no trânsito
O instrutor teórico de trânsito da autoescola Interlagos, Tibério Arruda, conta quais são as imprudências mais comuns de serem cometidas pelos condutores diariamente. Segundo ele, o excesso de velocidade, o uso do aparelho celular durante a direção e o avanço do sinal vermelho são as infrações mais frequentes.
O instrutor relata que as principais dúvidas dos alunos durante as aulas são sobre quais cuidados são necessários para evitar possíveis acidentes. Tibério explica que durante as aulas de direção defensiva é ensinado para o aluno técnicas de prevenção.
“Se o condutor conduzir o seu carro com responsabilidade, seguindo as normas de trânsito e aplicando as técnicas que são vistas nas aulas de direção defensiva ele estará seguro”, afirma o instrutor.
O instrutor de trânsito alerta que ao presenciar ou causar um acidente no trânsito com vítimas, é preciso que, primeiramente, o condutor mantenha a calma e avalie o estado da vítima. Em seguida, é preciso que seja feita a sinalização do acidente para que os demais condutores fiquem cientes e não ocasionem novos acidentes no local. Por fim, é preciso entrar em contato com uma equipe de resgate, podendo ser o SAMU ou o Corpo de Bombeiros.
Com mais de 30 anos de existência a autoescola Interlagos vem formando condutores prezando fortemente pela segurança no trânsito. A empresa que possui ao todo três unidades no estado de Mato Grosso (Várzea Grande, Cuiabá e Tangará da Serra) oferece serviços de formação em todas as categorias, desde carro, moto, ônibus e carreta.
A diretora da unidade matriz, Karla Bevilacqua relata que durante o período de isolamento social a autoescola ficou parada por alguns meses, mas logo retornaram com as aulas teóricas de forma online com a aprovação do Detran. Com o intuito de evitar possíveis fraudes, as aulas passaram a serem monitoradas de maneira eletrônica pelo próprio Detran. Esse processo de monitoramento eletrônico realiza uma validação facial e filmagem das aulas teóricas e dos cursos especializados, capturando imagens aleatórias durante as aulas para provar que o aluno está de fato acompanhando.
Essa foi a forma encontrada para que o processo de habilitação não ficasse totalmente parado. Karla explica que, devido à proximidade física, as aulas práticas estão voltando aos poucos. A modernização desses procedimentos faz com que a empresa forneça serviços com qualidade, agilidade e segurança ao cidadão.
De acordo com a diretora, autoescola busca se posicionar em suas redes sociais sobre a importância das ações realizadas pela campanha Maio Amarelo e sobre os cuidados no trânsito.
“O nosso diferencial está no cuidado com os nossos alunos, nós lidamos com os sonhos das pessoas”, afirma Karla.
O movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e é desenvolvido em âmbito internacional, unindo todos os órgãos de segurança no trânsito em uma única missão: evitar acidentes causados por falhas humanas
Por: Victória Oliveira
Otima reportagem. Conheço o instrutor Tibério. Competente e comprometido . Parabéns a Interlagos e aos colaboradores.!!!
Obrigado!