O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (22) que a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB-PE), será ministra da Ciência e Tecnologia.
O ministério é responsável pelas seguintes áreas:
- políticas nacionais de pesquisa científica e tecnológica e de incentivo à inovação;
- planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades de ciência, tecnologia e inovação;
- política de desenvolvimento de informática e automação;
- política nacional de biossegurança;
- política espacial; e
- política nuclear.
Quem é Luciana Santos
Ex-deputada estadual e federal, Luciana é presidente nacional do PCdoB, um dos partidos que estiveram com Lula na campanha eleitoral e que integrarão a base parlamentar do petista.
Natural do Recife, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora de Pernambuco, eleita em 2018 junto com Paulo Câmara (PSB). Ambos encerram o mandato neste mês.
Na última eleição, Luciana concorreu novamente a vice-governadora, na chapa liderada por Danilo Cabral (PSB), que não se elegeu.
Luciana tem 57 anos, é engenheira e começou sua trajetória política no movimento estudantil. A futura ministra foi deputada estadual, deputada federal e prefeita de Olinda por dois mandatos. Também foi secretária estadual de Ciência e Tecnologia.
Após a vitória de Lula, integrou o conselho político da equipe de transição, grupo de lideranças partidárias que coordenou os trabalhos.
Por: Guilherme Mazui, g1 — Brasília