Na próxima segunda-feira (19) tem início a lua cheia de agosto. Você pode ter lido ou ouvido falar por aí que esta será uma Superlua, com alguns veículos se referindo a ela também como “azul”. Mas, será mesmo que essas designações estão corretas?

Para saber, precisamos primeiro entender as definições de Superlua e de Lua Azul.

O que é uma Superlua?

De forma bem simples e resumida, uma Superlua ocorre quando o nosso satélite natural chega à fase completa em até 24 horas antes ou depois de atingir sua aproximação máxima com a Terra (ponto chamado de perigeu).

“Mas, sem saber o quão perto a lua cheia precisa estar da Terra, não dá para cravar se esta ou aquela lua cheia é uma Superlua”, explica o colunista do Olhar Digital Marcelo Zurita, que é presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).

No caso de setembro, a fase cheia se inicia às 23h34 (horário de Brasília) do dia 17. O perigeu lunar será alcançado, por sua vez, às 10h22 do dia seguinte. Em outubro, acontece o oposto: a Lua atinge o perigeu no dia 16, às 21h50, e fica totalmente cheia no dia seguinte, às 8h26.

Há quem diga que as luas cheias de agosto e novembro deste ano também sejam Superluas. No entanto, se for seguir à risca a concepção acordada do termo, elas não se enquadram.

Em agosto, a Lua só atinge o perigeu mais de 30 horas depois de ficar cheia. E, em novembro, quase 34 horas mais tarde. Certamente, o astro estará brilhante e imenso no céu nessas duas ocasiões, mas não oficialmente como uma Superlua.

A Lua vai ficar azul no céu?

Sempre que a Lua chega duas vezes à fase cheia num mesmo mês, o segundo episódio é chamado de Lua Azul. Isso aconteceu em agosto do ano passado, mas neste ano o mês só tem uma lua cheia. Então, por que o evento está sendo chamado por alguns de Lua Azul?

De acordo com o guia de astronomia Starwalk.space, existem duas situações em que a Lua recebe essa designação. 

Uma é a Lua Azul calendária, que é justamente a mencionada anteriormente, quando ela fica cheia pela segunda vez num mesmo mês. A outra é a Lua Azul sazonal,  a terceira em uma estação com quatro luas cheias. Por regra, cada estação (definida pelos solstícios e equinócios) tem três meses de duração e três luas cheias, mas, às vezes, acontece de ter uma quarta.

Como a próxima lua cheia será a terceira do inverno, então, sim, ela será uma Lua Azul – mas, não, o nome não tem nada a ver com a coloração do astro. Em algumas ocasiões, pequenas partículas no ar (geralmente de fumaça ou de poeira) podem espalhar comprimentos de onda vermelhos de luz, fazendo com que a Lua pareça ligeiramente azulada sim, mas isso pode acontecer em qualquer lua cheia do ano e não é previsível.

As Luas Azuis sazonais são relativamente raras. Normalmente, temos 12 Luas Cheias em um ano astronômico, já que um ciclo lunar dura aproximadamente um mês. No entanto, sua duração exata é de 29,5 dias, o que significa que leva 354 dias para completar 12 ciclos lunares. Isso é menos do que os 365/366 dias em um ano. Então, a cada 2,5 a 3 anos, experimentamos uma Lua Cheia “extra” em uma estação .

Quais são as próximas datas de Lua Azul sazonal?

  • 19 de agosto de 2024;
  • 20 de maio de 2027;
  • 24 de agosto de 2029.

Texto: Flavia Correia