Em Petrópolis (RJ), vinculada do MCTI receberá pesquisadores para debater os avanços tecnológicos e fortalecer parcerias estratégicas nas áreas

Nos dias 17 e 18 de maio de 2025, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), será a sede da 9ª Reunião do Grupo de Trabalho do BRICS sobre Computação de Alto Desempenho (HPC) e Inteligência Artificial (IA). O evento será realizado na sede do LNCC, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, reunindo pesquisadores dos países que compõem o bloco.

Com relevância internacional, no âmbito da cooperação em ciência, tecnologia e inovação do BRICS, o encontro será chefiado pelo diretor do LNCC, Fábio Borges, e tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências, discutir avanços tecnológicos e fortalecer parcerias estratégicas nas áreas de computação de alto desempenho e inteligência artificial — setores considerados cruciais para o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico das nações.

Fábio Borges explica que supercomputação é muito importante em várias áreas como ciência, na saúde, meteorologia e tecnologia. “A supercomputação está presente em tudo, e, nesse momento, ela está ficando mais importante por causa da inteligência artificial”, disse.

“Por trás de uma grande IA, há sempre um supercomputador e vamos receber a reunião do BRICs de computação de alto desempenho e inteligência Artificial para que essas discussões cheguem às autoridades dentro dos países do BRICs”, completou.

Também serão apresentadas novas oportunidades de parceria, como o desenvolvimento de redes sociais federadas (Federated Social Networks for BRICS), a criação de um serviço de armazenamento em nuvem (BRICS Cloud for Storage) e o Programa Embaixadores do Supercomputador Santos Dumont.

“O encontro será uma ótima oportunidade fortalecer a cooperação na área de IA e de supercomputação com os países que integram o BRICS. Pretendemos traçar desafios comuns e oportunidades de parcerias, bem como trocar experiências nessas áreas”, disse o coordenador de Programas e Projetos para a Transformação Digital, Everton Goursand de Freitas.

O LNCC atua neste evento como organização governamental, reforçando não apenas seu protagonismo institucional, mas também o papel fundamental da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico. A escolha do laboratório como sede do encontro destaca sua excelência como centro de referência nacional e internacional em ciência de ponta e inovação.

Além de consolidar parcerias estratégicas no âmbito do BRICS, o evento contribui para a projeção do Brasil no cenário global da ciência e tecnologia, ampliando oportunidades de colaboração e fortalecendo a soberania científica nacional.

Fonte: Gov.br