Moradora de Sorriso, Dudy Paiva foi presidente do Clube Amigos da Terra e defendeu a produção de alimentos alinhada com a conservação da biodiversidade
A história de uma mulher visionária, uma produtora rural pioneira no município de Sorriso, que se preocupava com a sustentabilidade em seu negócio, está eternizada em um capítulo do livro “Elas e o Agro”. A obra será lançada nesta quinta-feira (27/03), durante a feira Show Safra, realizada em Lucas do Rio Verde.Em sua terceira edição, esta é a primeira vez que um capítulo do livro “Elas e o Agro” será dedicado in memoriam. O capítulo conta parte da vida de Anadir Regina Graça Paiva, carinhosamente conhecida como Dudy Paiva, que morreu no dia 21 de junho do ano passado, aos 66 anos de idade.
Cristina Delicato, coordenadora do Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso), reconhece que a produtora rural Dudy Paiva deixou um legado de luta pelas mulheres do agronegócio, pela produção rural e pelo meio ambiente. Foi Cristina quem escreveu o capítulo que traz lembranças e faz homenagem a Dudy.
“Quando fui convidada para escrever um capítulo da terceira edição do livro “Elas e o Agro”, eu pensei na Dudy, porque ela foi uma inspiração para mim. Ela foi presidente do CAT Sorriso e eu a conhecia há muitos anos e, por isso, eu sabia que iria amar escrever a história dela. Nesse momento, quis dedicar a ela, uma pessoa movida pelo agro, comprometida com a sustentabilidade, uma pessoa muito ativa, que infelizmente partiu, e eu não poderia deixar de materializar a história dela por meio das páginas deste livro”, complementa a autora, Cristina Delicato.
Dudy Paiva foi presidente do Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) entre os anos de 2018 e 2021, depois seguiu na vice-presidência da entidade. O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos, que reúne produtores rurais e atua no desenvolvimento tecnológico do agronegócio de forma harmônica com o meio ambiente.
Conservação da biodiversidade e cuidado com o social: um legado de Dudy Paiva
Depois de ter passado a juventude na cidade litorânea de Ubatuba, em São Paulo, onde praticava surf e rafting, Dudy casou-se com o agricultor Luis Fernando. Em 1978, o casal e o filho Juliano – na época um bebê de seis meses – mudaram-se para a propriedade rural da família, em Sorriso, no médio-norte de Mato Grosso. “A Dudy sempre foi uma mulher forte, visionária e com muita garra, veio da praia para o mato, literalmente numa época em que nem estradas existiam de Cuiabá para Sorriso. Foi guerreira, uma mulher que se destacava em meio a um ‘mundo’ predominantemente masculino”, destaca a nora de Dudy e atual conselheira fiscal do CAT Sorriso, Márcia Becker Paiva.
Dudy e o marido se preocupavam com a proteção da biodiversidade. Na fazenda Santana, conservaram cerca de 450 hectares de Área de Preservação Permanente (APP). A idealizadora e organizadora do livro “Elas e o Agro”, Vanice Marques, destaca a inovação e o comprometimento de Dudy com o meio ambiente.
“Há quase 50 anos, numa época em que as pessoas nem falavam sobre sustentabilidade, a Dudy já fazia isso. Ela tinha uma visão além do tempo. Depois ainda se preocupou em organizar isso de forma sistêmica, de maneira que apoiasse outros agricultores, contribuindo para a transformação do agro local”, complementa Vanice.
A produtora rural Dudy Paiva também foi presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Sorriso, e trabalhou voluntariamente por mais de uma década na instituição. “Ela inspirou e inspira muitas mulheres e pessoas, mesmo não estando mais aqui conosco! Deixou um legado de amor e dedicação ao próximo, ao meio ambiente e principalmente às causas ligadas ao agro. Nossa família tem muito orgulho, respeito pela sua história e a certeza de que ela cumpriu sua missão aqui nesse mundo. Sentimos e sentiremos muitas saudades, mas sempre gratos por Deus ter nos abençoado por ter ela em nossas vidas”, relata Márcia Becker Paiva.
“Elas e o Agro”: livros de histórias inspiradoras
O terceiro volume da obra “Elas e o Agro – Histórias que Inspiram” destaca o protagonismo de mulheres que atuam em diferentes frentes do agronegócio. A obra reúne 18 novos relatos que, somados às edições anteriores, perfazem um total de 54 histórias de conquista, superação e empreendedorismo no setor agropecuário.
Nesta terceira edição, além da história in memoriam de Dudy Paiva, escrita por Cristina Delicato, os leitores também poderão conhecer as autoras: Alzira Szadkoski Casteli, Ana Claudia Mendes Souza, Ariadnes Bertaco, Brunna Reis, Dalva Collares, Dulce Chiamulera Ciochetta, Inara Navarro, Jocirlei Bortolotto Bonini, Juliana Junqueira Barbour, Karolina Geraldini Dal Bosco, Luciana Miyabaiyashi, Marcela Oliveira Rosa de Sousa, Marisol Martins Vincensi Massaroli, Sandra Salete Stoquero, Silvana Lopes Domingues Marson, Tânia Maria Vendruscolo, Uliana Pires Reis.
O lançamento oficial do livro será nesta quinta-feira (27 de março), das 15h às 18h, durante o Show Safra Mulher, em Lucas do Rio Verde.
- Assessoria de imprensa – CAT Sorriso
- Crop AgroComunicação – Jornalista responsável: Dejane Arnhold
- Contato: imprensa.crop@gmail.com