O live commerce, também chamado de live shopping, é uma tendência entre as grandes varejistas internacionais como Shein e Shopee. O método apresenta transmissões ao vivo, com o intuito do alavancar as vendas em seus sites, geralmente com valor mais acessível ao público.
Com isso, muitos comerciantes alcançam um maior número de vendas utilizando o método, ao demonstrarem seus produtos ao vivo, com promoções e até mesmo com a participação de influenciadores digitais para a atração do público.
De acordo com a varejista Shopee, alguns lojistas que tiveram seus produtos exibidos nas sessões da marca, as chamadas Shopee Lives, chegaram a ter 70% de aumento no tráfego em sua loja comparado a um dia normal e as vendas chegaram a representar 30% do total de um dia.
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“Começamos a testar a ferramenta, que já era utilizada em outros países em que a Shopee opera, no início do ano passado e fomos aprimorando a tecnologia que é nossa para a realidade local. O resultado vem nos surpreendendo e é mais um recurso que oferecemos para consumidores terem mais benefícios para economizar e para nossos vendedores alavancarem suas vendas e ganharem visibilidade em nosso app”, conta Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shopee no país.
Confira dicas para impulsionar seu negócio com o live commerce
- Planejamento
Em primeiro lugar, é necessário realizar um planejamento estratégico, como definir o conteúdo com antecedência e o que atrai o público-alvo da marca. Métodos como promoções, cupons de desconto e brindes são excelentes formas de conquistar os clientes. - Equipamentos
Microfones, câmeras, smartfones, luzes e demais equipamentos a serem utilizados devem ser testados previamente, para evitar falhas durante a transmissão. Além disso, o investimento em equipamentos de qualidade ajuda a rede a mostrar melhor as características dos produtos anunciados.
Também é recomendável realizar testes de conexão com a internet, para evitar que a transmissão não caia no meio do evento. - Produtos
Independente do produto a ser vendido, sejam roupas, itens de beleza, eletrônicos, etc, é necessário mostrar os detalhes do produto, para que os clientes sintam a experiência aproximada, como se realizassem a compra em uma loja física. - Estoque
A live commerce possui a intenção de vender produtos em larga escala. Dessa forma, é necessário montar um estoque que seja capaz de atender a demanda da live, para que os produtos estejam disponíveis a serem entregues aos clientes dentro do prazo definido.
Fonte: Money Times