O LinkedIn se prepara para lançar um recurso inédito chamado Focused Inbox (Caixa de entrada prioritária, em português) que deve separar mensagens diretas mais importantes. O recurso deve ajudar as pessoas a manter relações profissionais mais sérias, deixando de lado o spam indesejado de quem insiste em oferecer produtos ou serviços pela rede social.
Essa novidade já estava em fase de testes há alguns meses e agora será lançada gradualmente para todos os usuários. Mesmo quem usa pouco o LinkedIn está sujeito a receber mensagens irrelevantes na sua caixa de entrada.
Como o LinkedIn é uma rede social de negócios, normalmente as pessoas ficam ansiosas quando recebem mensagens diretas. Pode ser uma oportunidade de emprego, um possível cliente ou até uma conexão importante. Imagine o quão frustrante é abrir a caixa de entrada e se deparar com alguém tentando vender um curso de inglês ou oferecendo uma mentoria totalmente fora da sua área de atuação?
Como ativar a Caixa de Entrada Prioritária do LinkedIn?
- Na tela inicial, toque em “Mensagens”;
- Toque no ícone de três pontos e procure por “Gerenciar Configurações”;
- Role a tela até encontrar a opção “Caixa de entrada prioritária”;
- Assim que virar a chave, ela ficará verde para indicar a ativação;
- Retorne para a caixa de entrada e confira se mudou.
Como funciona a “caixa de spam”?
Quando ativado o recurso, sua caixa será repartida em duas seções: a primeira para mensagens focadas e a segunda para todas as outras. Caso uma mensagem importante vá para a caixa errada, é só selecionar e movê-la para o local adequado.
Por enquanto, a filtragem parece ser boa, sendo capaz de reter a maioria das tentativas de spam. Algumas ainda driblam o algoritmo, mas isso é só uma questão de ajuste por parte dos desenvolvedores. É preciso entender como essa IA funciona para diferenciar uma oportunidade legítima de uma fraude ou algo irrelevante.
Talvez seja necessário encontrar um meio-termo entre barrar os contatos indesejados e continuar oferecendo assinaturas pagas, que permitem contatar gente de fora da sua lista de amigos. O chamado InMail é uma das ferramentas de marketing do LinkedIn mais usadas para spam, infelizmente.
Vale lembrar que o recurso é um extra e não interfere no sistema de detecção de assédio e spam, que seguem existindo por lá, independentemente da separação de caixas de entrada. Também é algo que ainda não está 100% funcional, mas já ajuda a minimizar a entrada de mensagens diretas suspeitas no seu perfil.
A promessa do LinkedIn é inserir um botão para denunciar mensagens inapropriadas em breve, facilitando a calibragem do algoritmo de detecção. No final de outubro, a rede social profissional lançou um conjunto de medidas de segurança para aumentar as defesas e mitigar os problemas.
Por: Alveni Lisboa